Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 5 de dezembro de 2013 12h04


Cidades têm queda de arrecadação com a expansão dos trilhos da Ferronorte

Terminais da Ferronorte de Alto Araguaia e Alto Taquari tiveram uma queda de quase 80% do movimento nos últimos dois anos.

IEDA BARROS / ASSESSORIA DE GABINETE



Fablicio Rodrigues/ALMT

Dep. Ondanir Bortolini - Nininho - PR

O deputado estadual Ondanir Bortolini (PR)- Nininho, juntamente com o secretário de Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, estiveram reunidos com os prefeitos de Alto Taquari, Maurício Joel de Sá, e de Alto Araguaia, Maia Neto, para discutirem a atual situação dos terminais da Ferronorte instalados nas duas cidades.

Segundo os prefeitos, com o prolongamento dos trilhos até Rondonópolis, diminuiu muito circulação de cargas, causando fortes impactos na economia desses municípios. Além da queda na receita do município, os prefeitos alegam que fizeram investimentos em saúde e educação para a chegada da ferrovia e que agora não podem arcar com este prejuízo. Ao final da reunião, decidiram por elaborar um documento que relate como era a economia das cidades antes, durante e depois da chegada dos trilhos. Quando finalizado, irão levar o relatório ao governador Silval Barbosa e também convidarão a América Latina Logística (ALL), que tem a concessão da ferrovia, para discutirem possíveis soluções.

O prefeito Maia Neto, afirma que a intenção é buscar o entendimento para reaquecer o movimento dos terminais. “Alto Araguaia e Alto Taquari estão se organizando. Essa iniciativa dos prefeitos em buscar um entendimento é louvável. Quem ganha é a região como um todo, porque estes terminais reaquecendo o movimento na descarga e carregamento de grãos representará incremento de renda e geração de emprego”, destacou.

Maurício Joel de Sá, prefeito de Alto taquari, se diz otimista com esta união. “O prefeito Maia Neto é uma grande liderança. Vamos juntos elaborar este documento da situação dos dois municípios em relação aos terminais. Não queremos cidades insustentáveis. É uma parceria muito importante. Os terminais estão sob concessão da ALL e uma das alternativas é buscar a exploração pela iniciativa privada. Alto Araguaia sempre foi um grande embarcador de grãos e Alto Taquari de combustível. Empresas podem explorar essas estruturas já prontas”, disse o prefeito.

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Nininho diz que vai trabalhar para que as cidades unifiquem o discurso e juntos busquem alternativas viáveis junto ao governo do Estado, à ALL ou à iniciativa privada para evitar que as cidades sofram com essa brusca queda da arrecadação. “Falamos sobre uma possível terceirização da administração do terminal para a iniciativa privada, para que dessa forma possam buscar mais clientes. Outra ideia é a desoneração fiscal para as empresas que queiram vir para os municípios e também especificamente, em Alto taquari, a doação pela ALL de uma parte do terreno para a construção de um distrito industrial,” reforça o parlamentar.

Mais informações:

 Assessoria de Gabinete

(65) 3313 - 6328 / 9931-0742


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com