Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 31 de outubro de 2019 06h56


INVESTIGAÇÃO

CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal discute hoje panorama da mineração em MT

Técnicos do setor farão uma apresentação sobre a mineração no estado e seus impactos.

VÂNIA NEVES / Gabinete do deputado Nininho



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Nesta quinta-feira (31), às 14 horas, acontece a reunião ordinária da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Renúncia e Sonegação Fiscal, na sala nº 202, Sarita Baracat, na Assembleia Legislativa. Técnicos do setor da mineração farão uma apresentação sobre a  mineração em Mato Grosso, abordando a história, o meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico.

De acordo com o relator geral e sub-relator da mineração, deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, a explanação técnica aos membros, bem como para a imprensa, é de suma importância.

“Nós temos ciência que a mineração impulsionou a economia de Mato Grosso, e não precisamos ir muito longe. A capital do estado há 300 anos nasceu da mineração, bem como muitos municípios do interior. É muito importante entender o contexto atual do segmento”, destacou Nininho.

Vale lembrar que a história econômica da humanidade é a história da exploração mineral, saltamos da idade da pedra para a idade dos metais. Hoje nossos celulares funcionam graças a variados minerais, tendo como base principalmente o cobre e o silício, mas também o tântalo, o níquel, o cádmio, o lítio e já com inovações que incorporam o grafeno, e a colonização europeia tem suas raízes na extração do ouro.

“Esta primeira apresentação pretende apontar as questões centrais estudadas, com a finalidade de compor apresentação final com propostas que venham a diminuir as possíveis evasões fiscais do setor, trazendo mais segurança aos investimentos no estado, tornando-se um atrativo à legalização da atividade garimpeira”, explicou o sub-relator.

CPI - A comissão é composta pelos deputados estaduais: Wilson Santos (PSDB), na presidência; Carlos Avallone (PSDB), vice-presidente; Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, relator; Max Russi (PSB) e Janaina Riva (MDB) são membros titulares.


Gabinete do deputado Nininho

Telefone: (65) 3313-6320