Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 5 de novembro de 2012 16h06


NOVA LEI, DE AUTORIA DO DEPUTADO NININHO, VAI CONTRIBUIR PARA AUMENTAR O NúMERO DE DOADORES DE MEDULA EM MATO GROSSO E ELEVA A CHANCE DE SALVAR PACIENTES COM LEUCEMIA

Lei institui ´Semana de Conscientização para Doação de Medula Óssea´

NAÍLA ALBUQUERQUE / ASSESSORIA DE GABINETE



 

Jupirany Devillart/AL
Dep. Ondanir Bortolini - Nininho - PR

 

Mato Grosso inseriu no calendário estadual a Semana de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea, comemorada entre os dias 21 e 27 de maio. Com a realização anual dessa campanha, o autor da Lei, deputado estadual Ondanir Bortolini –Nininho (PR), busca elevar o número de doadores no estado. A lei, que passa a valer partir de maio de 2013, é uma maneira de estimular todos os municípios a realizar ações de orientação e conscientização sobre o tema.

Conforme os dados do Hemocentro MT, 26.517 pessoas estão cadastradas no estado para doação de medula. Já o número de doares de sangue é quase três vezes superior, com 77.226 voluntários. Nininho acredita que a semana irá contribuir para que mais doares de sangue concorde em ser também doadores de medula.

“Com a sanção dessa Lei temos o apoio do Governo do Estado para ampliar essa discussão em mais municípios, pois, aumentando o número de doadores, elevamos a chance de salvar vidas de pacientes com leucemia e outras doenças”, salientou o parlamentar.

O transplante de medula óssea (TMO) é utilizado para o tratamento de inúmeras doenças do sangue, sejam elas benignas ou malignas; hereditárias ou adquiridas, explica a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale).

A nova Lei propõe que no ato da doação de sangue, com a coleta de apenas 10 ml a mais, será possível realizar o teste de tipagem HLA para comparar a compatibilidade imunológica entre o paciente e seu potencial doador de medula óssea.

COMO DOAR
Atualmente, a doação de medula pode ser realizada no Hemocentro em Cuiabá ou em uma das 33 Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs) localizadas no interior do estado, que estão interligadas para cadastro.
Somente os hemocentros e suas unidades descentralizadas fazem esse cadastro na rede pública estadual de saúde.

Mais informações:
Assessoria de Gabinete
(65) 3313-


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com