Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 26 de maio de 2022 07h07


SAÚDE

MT celebra Semana Estadual de Conscientização da Doação de Medula Óssea

Projeto do deputado Nininho incentiva aumento do número de doadores voluntários em Mato Grosso

Sérgio Ober / Gabinete do deputado Nininho



Foto: VÂNIA NEVES

Mato Grosso celebra de 21 a 27 de maio a Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea. A campanha foi instituída pela lei 9.807/2012, de autoria do deputado estadual Ondanir Bortolini, Nininho (PSD). Além de buscar o envolvimento, o objetivo é mostrar à população que doar medula é seguro e pode ser a única esperança de quem depende de um transplante. 

Citando dados do MT Hemocentro, Nininho lembra que apenas um em cada cem mil doadores cadastrados é compatível para a doação de medula óssea. “Por isso, é fundamental promover a conscientização para que mais pessoas se sintam sensibilizadas e encorajadas a fazer o cadastro no Redome, que é o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea”, esclarece o deputado.

Em Mato Grosso, 66,7 mil pessoas voluntárias estão cadastradas no Redome. No Brasil, são 5,3 milhões. O transplante é indicado para pacientes com doenças de sangue, como leucemia, linfomas e alguns tipos de anemia. O MT Hemocentro tem a missão de desenvolver atividades de esclarecimento e incentivo à doação de medula óssea e à captação de doadores. 

A medula óssea é um tecido gelatinoso existente no interior dos ossos. Esse material contém as células-tronco hematopoiéticas que produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação do sangue. 

Redome - O cadastro no Redome poder ser realizado no MT Hemocentro, que atende das 7h30 às 17h. Em Cuiabá, o MT Hemocentro fica na Rua 13 de Junho, 1055. O telefone é o (65) 3623-0044, ramais 221 e 222. O voluntário deve levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento oficial com foto – Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou passaporte. 

Para fazer a doação de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos e gozar de boa saúde. A pessoa não pode ter doenças relacionadas ao sangue, como hepatite e HIV, e qualquer tipo de câncer. 


Gabinete do deputado Nininho

Telefone: (65) 3313-6320