Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 19 de abril de 2012 09h28


Nininho busca alternativa para aumentar número de doadores de medula

NAÍLA ALBUQUERQUE / ASSESSORIA DE GABINETE



Jupirany Devillart/AL
Dep. Ondanir Bortolini - Nininho - PR
O número de pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doares de Medula Óssea (Redome) de Mato Grosso pode aumentar consideravelmente. Pelo menos é o que espera o deputado estadual Ondanir Bortolini –Nininho (PR/MT), com a apresentação de um projeto de lei que visa instituir a Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula, ao final do mês de maio. De acordo com os dados do Hemocentro- MT, 26.517 pessoas estão cadastradas no Estado para doação de medula. Já o número de doares de sangue é quase três vezes superior, com 77.226 voluntários, de acordo com o registro de 15 de Fevereiro desse ano, do MT- Hemocentro.

O parlamentar acredita que ampliar a discussão sobre o tema e promover a Semana de Conscientização contribuirá para que o número de doadores de medula fique mais próximo dos doadores de sangue. “Instituir essa Semana de Conscientização é chamar a população e a imprensa para debater o assunto e multiplicar as informações sobre esse tema. Com isso, queremos que o número de doadores de medula cresça a cada ano, aumentando a chance de salvar pacientes com leucemia ou outras doenças”, argumenta Nininho.

Ele explica que no ato de doação de sangue, com a coleta de apenas 10 ml a mais seria possível realizar o teste de tipagem HLA, o que permite fazer a comparação de compatibilidade imunológica entre o paciente e seu potencial doador de medula óssea. O republicano tem buscado ampliar o debate no Estado pela organização da rede de doadores de medula.

Atualmente, a doação de medula pode ser realizada no Hemocentro em Cuiabá ou em uma das 33 Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs) localizadas no interior do Estado, que estão interligadas pela rede de computadores para cadastro no Redome. No ano passado, o legislador republicano apresentou um Projeto de Lei, aprovado em primeira votação e aguarda uma segunda apreciação da Casa Cidadã, que busca ampliar a hemorrede capaz de fazer o cadastro de doadores de medula.

Somente os Hemocentros e suas unidades descentralizadas fazem esse cadastro na rede pública estadual de saúde. Nininho quer a extensão dessa competência para a rede privada. “Estamos otimistas da aprovação desse Projeto de Lei e agora queremos a criação da Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula, para a última semana do mês de Maio”, justifica o deputado.


Mais informações:
Assessoria de Gabiente
65-3313-6322 /66-9999-0076 /65-9606-2898


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com