Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 9 de novembro de 2011 15h07


A LEGISLAçãO BRASILEIRA RESGUARDA BENEFíCIOS E GRATUIDADES A IDOSOS, GESTANTES E PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS, COMO VAGAS RESTRITAS, FILAS PREFERENCIAIS E ADEQUAçãO DE ESPAçOS FíSICOS PARA CADEIRANTES.

Nininho quer ampliar benefícios a idosos, gestantes e pessoas especiais

“Se esse público tem direito a vagas e filas preferenciais, deve ter direito a sentar-se nos restaurantes com essa mesma premissa de preferência”, defende o deputado

NAÍLA ALBUQUERQUE / ASSESSORIA DE GABINETE




Widson Maradona
Ondanir Bortolini-Nininho
A legislação brasileira resguarda benefícios e gratuidades a idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais, como vagas restritas, filas preferenciais e adequação de espaços físicos para cadeirantes. No sentido de complementar esses direitos, o deputado estadual Ondanir Bortolini –Nininho (PR/MT) propõe que esse mesmo público tenha acesso exclusivo a mesas e cadeiras nas praças de alimentação de shoppings centers e restaurantes públicos ou privados.

O Projeto de Lei número 483/2011 está em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, sob análise da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso. De acordo com Nininho a iniciativa acompanha o entendimento jurídico que se tem atualmente quanto ao direito dos idosos, gestantes e pessoas especiais.

“Esse projeto de lei pretende ampliar os benefícios concedidos a esse público especial. Se eles têm direito a vagas e filas preferenciais, devem ter direito a sentar-se nos restaurantes com essa mesma premissa de preferência”, defende ele.

Caso seja aprovado no parlamento estadual, esse projeto de lei tornará obrigatória a reserva 5% de mesas e cadeiras das praças de alimentação de shoppings centers e restaurantes públicos ou privados de todo o estado. Os lugares reservados ainda deverão ser identificados por avisos ou por alguma característica que os diferencie dos assentos destinados ao público em geral.

Os estabelecimentos deverão adaptar o acesso e o uso das mesas e cadeiras para as cadeiras de rodas. “Muitos não sabem, mas hoje é grande a dificuldade de levar um cadeirante para almoçar fora, porque não há mesas adequadas”, complementa o deputado.

Mais informações:
Assessoria de Gabinete
(65) 3313-6813

Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com