Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 28 de junho de 2012 17h23


Nininho quer mensagens em livros contra consumo de álcool e drogas

NAÍLA ALBUQUERQUE / ASSESSORIA DE GABINETE



 

Widson Maradona

 

O consumo de bebidas alcoólicas está "caindo no gosto" dos adolescentes, aumentando ainda a exposição dos mesmos ao uso de drogas e à iniciativa sexual precoce. Na tentativa de apoiar  uma política pública preventiva, o deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PR-MT) apresentou projeto de lei que obriga a veiculação de mensagens educativas em livros e cadernos escolares, da rede estadual de educação, com foco na prevenção ao uso de bebidas alcoólicas, tabaco e drogas.

A medida ainda aborda o perigo da prática de relações sexuais sem a devida proteção, o que pode resultar em contaminação por Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) ou gravidez não planejada. Nininho ressalta a importância do PL com base na pesquisa da Secretaria Nacional Antidrogas, que mostra que um terço dos jovens de 14 a 17 anos já ingeriu bebida alcoólica, sendo que 16% desse grupo e, sendo do sexo masculino, já bebeu em excesso.

O Brasil ocupa hoje o terceiro lugar no ranking do consumo de álcool entre alunos do Ensino Médio da América Latina, conforme pesquisa das Nações Unidas, que revela ainda que a Colômbia e o Uruguai ocupam os primeiro e segundo lugares.

Para o legislador, essa proposta busca frear esse comportamento precoce. “Temos que buscar medidas para conscientizar os jovens que a dependência do álcool, tabaco e drogas, bem como contrair DSTs podem causar sérios transtornos à saúde do adolescente e para sua família. A escola é o ambiente ideal para inserirmos essa mensagem de conscientização”, afirma o republicano.

A proposta cobra a inserção das mensagens a cada 50 páginas de todo livro didático e caderno adquiridos pelo Governo do Estado, com previsão de multa de R$ 5 mil, e em dobro, nos casos de reincidência.

 

Mais Informações:

Assessoria de Gabinete

65-3313-6322/ 66-9999-0076


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com