Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012 11h40


Projeto regulamenta comércio de fios de cobre

SID CARNEIRO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



 

Fablicio Rodrigues/ALMT
Dep. Ondanir Bortolini - Nininho

Todos os ferros-velhos ou locais de compra e venda de fios de cobre para reciclagem deverão identificar seu vendedor e comprador. A iniciativa faz parte de um projeto de lei do deputado Ondanir Bortolini (PR), o Nininho, que justifica a necessidade da lei como mais uma ferramenta para inibir a comercialização de produtos roubados em Mato Grosso.

“É uma forma de tentarmos reduzir a criminalidade desse tipo de produto, que não tem nenhum tipo de controle por parte dos órgãos do Estado”, afirmou o deputado.

De acordo com o parlamentar, para o comércio as empresas e os clientes deverão preencher um cadastro onde constarão as seguintes informações: nome do vendedor/comprador, endereço e telefone do vendedor/comprador, identidade e CPF do vendedor/comprador, a data da venda/compra e a quantidade comercializada.

O deputado assegura que segue as mesmas regras já instituídas com sucesso em vários estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. “Diante do sucesso que essas medidas obtiveram em outros estados, onde já existe lei em vigor, Mato Grosso não pode ficar apenas observando o crescimento desse tipo de criminalidade”, avaliou Nininho.

Como base para formatar a matéria, o parlamentar destaca o crescente número de furtos de cabos de energia e cabos telefônicos de cobre, o que tem causado enormes transtornos à população e às empresas de energia elétrica. Segundo o deputado, após a sanção, a lei vai ajudar no combate este tipo de crime.

Mais Informações
Secretaria de Comunicação da AL
(65) 3313- 6310/6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com