Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 7 de março de 2013 14h00


O SECRETáRIO ESTADUAL DE EDUCAçãO, SáGUAS MORAES, REAFIRMOU COMPROMISSO COM A ASSOCIAçãO DE PAIS E ALUNOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE) DE RONDONóPOLIS DURANTE REUNIãO NESSA QUARTA-FEIRA, REQUERIDA PELO DEPUTADO ESTADUAL ONDANIR BORTOLINI –NININHO.

Seduc renova convênio e assegura educação de qualidade a 300 alunos especiais

Articulação do deputado e da diretora da Apae de Rondonópolis, Carla Paes, junto ao secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes garante novos professores para a entidade

NAÍLA ALBUQUERQUE / ASSESSORIA DE GABINETE



 

Widson Maradona
Dep. Ondanir Bortolini - Nininho - PR
O secretário estadual de Educação, Ságuas Moraes, reafirmou compromisso com a Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais (APAE) de Rondonópolis durante reunião nessa quarta-feira, requerida pelo deputado estadual Ondanir Bortolini –Nininho.

O parlamentar e a diretora da instituição, Carla Paes, solicitaram apoio para garantir que a Apae ofereça educação de qualidade aos 296 alunos especiais lá matriculados. Uma vez que a unidade não pode possuir fonte de renda própria, o secretário renovou o termo de cooperação para cedência de profissionais da educação.

Há mais de 20 anos, a Seduc celebra convênio com a APAE de Rondonópolis para cessão de 20 profissionais, porém este número é sempre oscilante devido aos pedidos de afastamento ou aposentadoria.

“Hoje contamos com 17 profissionais e, com essa equipe, estamos conseguindo manter o serviço. Nosso receio é que haja a diminuição do quadro profissional, mas Ságuas garantiu manutenção do número atual de servidores”, acrescentou a diretora.

Nininho, entretanto, garantiu que irá manter as articulações para que o Estado garanta mais um professor para a Apae de Rondonópolis. “Sabemos a importância desse projeto às pessoas especiais e às suas famílias. Ali é um ponto de apoio para as pessoas com menor renda e que precisam garantir o desenvolvimento social de quem possui Síndrome de Down. Foi muito positiva nossa reunião e acreditamos que Ságuas ainda nos enviará mais um professor, subindo para 18 profissionais”, enfatizou.

CONTATO

Carla Paes informou que a entidade possui hoje 39 profissionais mantidos por meio de convênios, além de voluntários. Segundo ela, as verbas estaduais e federais não cobrem os gastos com a manutenção e outros serviços. Devido a essa dificuldade, Nininho e a diretora também se reuniram com a secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, solicitando mais recursos para a associação.

Como a falta de verba nas Apaes do Estado, Nininho acredita que o Estado não se furtará de lançar uma proposta que agrade a todos. “O dilema sofrido pelos gestores das Apaes devido a falta de recursos, coloca os diretores dessas entidades em dificuldade. A causa é nobre. Há uma lacuna no poder público, porque não consegue atender exemplarmente seus cidadãos especiais, ficando a cargo das entidades”, critica o parlamentar.

Atualmente, a verba enviada pelo Governo Federal à Apae de Rondonópolis permite a contratação de dez professores; outro convênio com o Governo do Estado auxilia no pagamento de outros cinco profissionais; o termo de cooperação de recursos humanos, firmado com a Seduc, garante cerca de 20 professores- além da subvenção da Prefeitura de Rondonópolis no valor de R$ 1 mil.

“Temos ainda custos com manutenção do prédio, alimentação, material pedagógico e outros gastos. Para isso, realizamos promoções e contamos com a sociedade para nos auxiliar”, informou a diretora.


Mais informações:
Assessoria de gabinete
65-3313-6327

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com