Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 25 de maio de 2017 14h47


INDICAÇÕES

Adalto de Freitas apresenta indicação para empreendedorismo, infraestrutura e saúde

Deputado quer que programa Células Empreendedoras seja intensificado com professores de Barra do Garças

ADRIANE RANGEL / Assessoria de Gabinete



Deputado Adalto de Freitas (Foto: JLSiqueira/ALMT)

O deputado Adalto de Freitas (SD) apresentou na Assembleia Legislativa  uma  indicação ao secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, mostrando a necessidade de implementar o Programa Células Empreendedoras no município de Barra do Garças. A finalidade  do  programa é estimular professores que serão agentes multiplicadores de empreendedorismo em cada instituição, criando um ambiente em que os estudantes tenham suas perspectivas ampliadas com a possibilidade de empreender as próprias idéias, gerando negócios inovadores que impulsionem a economia de Mato Grosso.

O programa será executado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec),  e será voltado à criação e desenvolvimento de ecossistemas de inovação e educação empreendedora em universidades, entidades públicas, empresas e escolas técnicas. Nesse conceito a Educação Empreendedora é um conjunto de ações em que os alunos são orientados a expandirem suas próprias ideias desde os primeiros períodos da graduação e não apenas numa disciplina isoladamente.

 “Apresento a indicação contando com o acolhimento pelo Governo do Estado, que tem papel fundamental no desenvolvimento de ações que promovam o empreendedorismo e criem cenários de crescimento de negócios”, disse o deputado.

Também para o mesmo município, outra indicação propõe a necessidade de contemplar Barra do Garças com o mutirão de atendimento à propriedade rural. Segundo informações a finalidade é  atender 1.500 famílias rurais.O parlamentar destaca que a ação é de extrema importância para os agricultores familiares, que terão à disposição serviços de seu interesse, como a Assistência Técnica e Extensão Rural – Ater.

"A idéia é realizar um serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, promovendo processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive das atividades agroextrativistas, florestais e artesanais", elencou o deputado Adalto de Freitas.

Participaram do mutirão os técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) que realizarão a primeira etapa do mutirão de atendimento à propriedade rural, com prestação de assistência técnica, informações sobre a emissão da Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) dentre outros.

Para o município de Pontal do Araguaia o deputado Adalto de Freitas indicou a necessidade de se viabilizar a construção de prédio próprio para a Polícia Militar de Pontal do Araguaia.

Esporte e Lazer- Outra indicação apresentada indica a  necessidade de contemplar o Setor Oito, no município de Porto Alegre do Norte, com uma Academia da Terceira Idade.

“A comunidade  não conta com qualquer espaço para a prática de exercícios físicos, em especial para atender a chamada terceira idade. È de suma importância a prática de atividades físicas para a saúde, no entanto, uma parcela considerável da população não tem acesso à academias particulares, sendo necessária, portanto, a criação de recursos para estimular a atividade física na população, de forma gratuita, o que se dá por meio das academias ao ar livre", finalizou o parlamentar.


Gabinete do deputado Adalto de Freitas

Telefone: (65) 3313-6473


Associadas


Imagens