Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 24 de abril de 2017 08h08


INDICAÇÃO

Adalto de Freitas chama atenção das autoridades sobre o jogo virtual 'Baleia Azul'

Preocupado com vários casos de suicídios e automutilações pelo corpo de praticantes do jogo, o deputado apresentou uma indicação ao secretário estadual de Segurança Pública, Roger Jarbas, que propõe a adoção de medidas para coibir a prática do jogo virtual e a realização de campanha para conscientização e alerta sobre riscos

ADRIANE RANGEL / Assessoria de Gabinete



Dep. Adalto de Freitas (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

O deputado Adalto de Freitas (SD) chamou atenção da Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, além dos especialistas em crimes eletrônicos, sobre caso alarmante, que tem sido noticiado pelo mundo, no Brasil e agora em Mato Grosso, devido ao jogo virtual chamado de desafio da 'Baleia Azul', que é tido como perigoso, e pode convencer o participante a fazer provas como cortes pelo corpo e até mesmo tirar a própria vida.

Preocupado com vários casos de suicídios e automutilações pelo corpo de quem pratica o jogo, o deputado apresentou uma indicação ao secretário de Estado de  Segurança Pública, Roger Jarbas, que propõe a necessidade de se adotar medidas para coibir a prática do jogo virtual, bem como de realizar campanha de conscientização e alerta sobre seus riscos, em especial nas escolas e locais de circulação de público de crianças e adolescentes.

De acordo com informações, o jogo surgiu na Rússia, e veio para o Brasil este ano e, em Mato Grosso, já há investigação no caso da morte de uma participante, que morava no município de Vila Rica. A adolescente, para concluir o último desafio do “Baleia Azul”, cometeu suicídio. Há relatos de que o jogo funciona com crianças e adolescentes que são induzidos por um “mentor” a cumprir 50 tarefas diferentes, uma por dia, até o derradeiro desafio: tirar a própria vida. 

“É preciso que se faça uma ação emergencial e bastante efetiva para sejam identificados que são esses criminosos que estão manipulando esses jovens à prática absurda de tirar a vida. Um ponto importante é a divulgação sobre os perigos causados aos participantes. Além disso, levar informação e debater nas escolas e  com os pais sobre os perigos que correm esses adolescentes que entram no jogo”, alertou o parlamentar.

 Mato Grosso - Há pelo menos dois casos de morte sob investigação policial em Mato Grosso. A Polícia Militar identificou duas novas participantes do jogo da ‘Baleia Azul’ no estado, durante um trabalho de conscientização de pais e alunos em escolas públicas de 11 municípios vizinhos de Vila Rica, onde a adolescente teria morrido em um desafio do jogo.

“Pelo meu aplicativo de celular, recebi um texto que não sei se é verídico, de um menino que está participando do jogo da Baleia Azul, e que uma das suas tarefas é que ele terá que dar veneno para 30 crianças em três escolas diferentes. Esse relato está sendo divulgado para vários celulares e não sabemos se isso é verdadeiro, por isso que decidi conclamar a todos para acabar com esse jogo virtual que tomou uma grande dimensão de horror, e está vitimando os nossos adolescentes”, frisou Adalto de Freitas.   

 


Gabinete do deputado Adalto de Freitas

Telefone: (65) 3313-6473


Associadas


Imagens