Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 3 de maio de 2017 10h09


CONGRESSO NACIONAL

Deputado quer celeridade em projeto que cria Fundo Nacional de Agricultura Familiar

Adalto de Freitas apresentou indicação na ALMT pedindo tramitação mais rápida ao projeto que está no Senado Federal

ADRIANE RANGEL / Assessoria de Gabinete



Deputado Adalto de Freitas (Foto: JLSiqueira/ALMT)

O deputado Adalto de Freitas (SD) apresentou na sessão vespertina de terça feira (2), indicação com objetivo de dar celeridade ao Projeto de Lei (PL) nº 412/2014, que tramita no Senado Federal. O PL é de autoria da Senadora Ana Rita e trata da criação do Fundo Nacional de Agricultura Familiar destinado às ações de promoção e apoio à agricultura familiar e suas organizações, bem como para o fomento a políticas de aquisição de alimento e segurança alimentar. O projeto entrou em pauta no dia 17 de dezembro de 2014, entretanto somente no dia 23 de março de 2017 seguiu para a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária.

"É importante registrar que, ao longo dos anos, o Brasil vem consolidando uns conjuntos de ações voltados para o apoio à agricultura familiar. O que almejamos é aproximar todos que apoiam esse segmento, pois entendo ser de fundamental importância para o pequeno produtor, e também para nossa economia", frisou.

O projeto traça estratégias para o apoio e desenvolvimento do agricultor e do empreendedor rural familiar, tais como: implantação, reforma, manutenção, ampliação de equipamentos para a produção da agricultura familiar; formação, aperfeiçoamento e especialização dos agricultores familiares para a produção agroecológica; aquisição de maquinários e insumos para a produção de alimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos; implantação de medidas pedagógicas, dentre outros.

Além disso, pela justificativa, consta no projeto que serão feitas campanhas e programas de formação educacional e cultural, consoantes para a melhoria da qualidade dos alimentos e eliminação do uso do agrotóxico, programas de assistência jurídica às organizações de agricultores familiares, participação de representantes oficiais em eventos científicos relacionados à temática da agricultura familiar e produção agroecológica, publicações e programas de pesquisa científica relacionados à temática da agricultura familiar e produção agroecológica, custos de sua própria gestão, exceto despesas de pessoal relativas a servidores públicos.

"Por meio desta indicação, conclamo o apoio dos senadores de Mato Grosso e também dos senadores membros da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal para a aprovação do projeto", disse o parlamentar.  


Gabinete do deputado Adalto de Freitas

Telefone: (65) 3313-6473


Associadas


Imagens