Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 31 de maio de 2017 17h24


INDICAÇÕES

Moradores de Barra do Garças poderão ser beneficiados com programa Mutirão Rural 2017

O deputado Adalto de Freitas apresentou no plenário a indicação propondo que a caravana atenda os moradores daquela localidade com mais variados atendimentos

ADRIANE RANGEL / Assessoria de Gabinete



Dep. Adalto de Freitas (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

Moradores barra-garcenses que vivem em situação de vulnerabilidade social poderão ganhar uma importante ferramenta importante na inclusão social, a presença da Caravana do Mutirão Rural 2017 no município. A proposta foi apresentada em plenário pelo deputado Adalto de Freitas (SD), por meio de indicação ao diretor-presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso - Senar-MT e ao diretor-presidente do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon/MT, mostrando a necessidade de contemplar o município de Barra do Garças com o Mutirão.

A caravana é realizada em formato itinerante, atendendo a população gratuitamente, com a disponibilização de emissão da carteira de identidade, registro civil de nascimento, cadastro de pessoas físicas (CPF), carteira de trabalho, cartão do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o evento, também é ofertado atendimento médico e odontológico, triagem de enfermagem, exame de vista e entrega de óculos de grau. Além disso, são oferecidos serviços de palestras orientativas, gincana esportiva, oficinas de pintura facial e automaquiagem, corte de cabelo, entre outros. 

“Através do  programa do Senar-MT, que realiza gratuitamente esses diversos serviços nas comunidades rurais, tido como essencial, com um propósito extraordinário, de levar cidadania a quem vive na zona rural com acesso a ações e atendimentos presenciais, essa caravana já faz esse trabalho desde 1996, já esteve em Barra do Garças, mas precisa voltar para ofertar novamente os serviços à população tão necessitada”, elencou  Adalto de Freitas.

O Mutirão Rural é uma ação promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) que tem como propósito levar cidadania a quem vive na zona rural com acesso a ações e atendimentos presenciais. Em 2016, entre fevereiro e julho, foram realizados 52 mutirões em comunidades de 49 municípios mato-grossenses, contabilizando 14.856 atendimentos. Somente em 2016, entre fevereiro e julho, foram realizados 52 mutirões em comunidades de 49 municípios em todas as regiões do Estado, contabilizando um total de 14.856 atendimentos.

Esportes e Lazer- Para o município de Santa Cruz do Xingu, o parlamentar apresentou uma outra  indicação, que propõe a necessidade fazer uma cobertura nas quadras poliesportivas dos Projetos de Assentamentos Santa Clara e Brasipaiva, localizados em Santa Cruz do Xingu.

Conforme a justificativa, aquelas unidades não possuem cobertura, situação que expõe os alunos ao sol e à chuva e prejudica a prática de educação física, torneios, jogos e outras atividades desportivas e de lazer lá realizadas. “É imprescindível, pois, que o poder público garanta o direito de cada aluno ao esporte, disponibilizando locais apropriados a sua realização haja vista a interação, entretenimento e saúde que o mesmo propicia”, finalizou.

 


Gabinete do deputado Adalto de Freitas

Telefone: (65) 3313-6473


Associadas


Imagens