Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 26 de abril de 2017 10h33


PLENÁRIO

Santa Cruz do Xingu pode receber obras de infraesturutra e apoio aos pequenos produtores

O deputado Adalto de Freitas (SD) indicou seis indicações que vão beneficiar os moradores do município

ADRIANE RANGEL / Assessoria de Gabinete



Sessão Plenária Vespertina (Foto: JLSiqueira/ALMT)

Ações voltadas a promover melhorias na infraestrutura do município de Santa Cruz do Xingu (distante 1086 km da capital) estão entre as principais demandas que o deputado Adalto de Freitas (SD) apresentou através de indicações, no plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (25). 

As péssimas condições de trafegabilidade nas vias urbanas do município têm gerado transtorno aos moradores, que sofrem com a precariedade, com ruas tomadas por buracos devido às chuvas constantes.  Para amenizar o problema, o deputado apresentou uma indicação mostrando a necessidade de disponibilizar recursos para pavimentação das vias urbanas.

A disponibilização de recursos para construção de uma capela mortuária também foi reivindicado para o município. O prefeito Marcos de Sá Fernandes da Silva e o vereador Aleriano da Silva relataram ao parlamentar que não existe na cidade local adequado para que a população realize o velório de seus entes queridos com a comodidade e o conforto que o momento requer.

O deputado apresentou também requerimento para que seja disponibilizado um caminhão coletor de lixo também para o mesmo município. Conforme a justificativa, a coleta de lixo enfrenta sérios problemas, em especial pela falta de equipamentos próprios, como os caminhões coletores e compactadores.

Pequenos produtores - Três indicações apresentadas por Adalto de Freitas são voltadas à agricultura familiar. A primeira indicação visa à disponibilização de 300 toneladas de calcário aos pequenos produtores rurais.   Adalto de Freitas argumentou que os pequenos produtores precisam preparar bem o solo e revitalizar a terra, de forma que haja crescimento e desenvolvimento da lavoura. “O calcário vai auxiliar uma melhor produção, levando os produtores a aumentar a produtividade, ganhar seu sustento e espaço no mercado,  por conta dos bons produtos que ofertarão”, defendeu.

Outra proposta que beneficiaria os pequenos produtores é a disponibilização de 100 sacos de 20 kg de semente de milho precoce, e 100 sacos de 50 kg de semente de arroz tipo agulhinha.

O deputado apresentou ainda uma indicação que propõe a disponibilização de tendas, visando atender os feirantes da feira livre dos produtores rurais de Santa Cruz do Xingu. Conforme justificativa, é imprescindível auxiliar os pequenos produtores rurais, já que esses espaços são essenciais para comercialização de produtos de movimentação e crescimento do comércio, fatores esses que ocasionam geração de renda e oportunidade do desenvolvimento local. 

 

 


Gabinete do deputado Adalto de Freitas

Telefone: (65) 3313-6473


Associadas


Imagens