Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 10 de agosto de 2017 10h04


DIREITO

Jajah Neves quer garantir acessibilidade nas universidades de Mato Grosso

O projeto prevê adequações arquitetônicas, rampas de acesso onde for necessário e alargamento de portas e passagens; adaptação de sanitários; sinalização visual, tátil e sonora; eliminação de barreiras arquitetônicas no interior dos edifícios educacionais públicos estaduais e privados

NAJYLLA NUNES / ASSESSORIA DE GABINETE



Deputado Jajah Neves (Foto: JLSiqueira/ALMT)

O Projeto de Lei 368/2017, apresentado na sessão vespertina da última terça-feira (8), garante acessibilidade escolar para os alunos com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, nos estabelecimentos de ensino superior públicos e privados de Mato Grosso. O autor do projeto, deputado estadual Jajah Neves (PSDB), entende que é de responsabilidade do governo estadual destinar orçamento para as adaptações, eliminações de supressões de barreiras arquitetônicas existentes.

“O objetivo é garantir o direito de igualdade de condições para o acesso e permanência nas instituições de ensino superior públicas e privadas, a fim de assegurar o direito de acessibilidade e permanência de pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida”, explicou Jajah.

O deputado afirma ainda que o poder público deve assegurar às pessoas com deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive o direito à educação. “A inclusão do cidadão com deficiência tem que ocorrer em todos os espaços da sociedade. Entretanto, muitos não se preocupam com a qualificação depois do período de ensino regular, onde as pessoas com deficiência fazem o ingresso nas instituições de ensino superior”, disse o parlamentar.

A acessibilidade escolar definida na lei compreende adequações arquitetônicas, rampas de acesso onde for necessário e alargamento de portas e passagens; adaptação de sanitários; sinalização visual, tátil e sonora; eliminação de barreiras arquitetônicas no interior dos edifícios educacionais públicos estaduais e privados.

Fica obrigatória a existência de profissional com domínio de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em todos os estabelecimentos de ensino público e privado, em número correspondente ao necessário, para o atendimento dos alunos com deficiência auditiva.

De acordo com o projeto, é obrigatória a existência de profissional capacitado, em número correspondente ao necessário, em todos os estabelecimentos de ensino de Mato Grosso, para o atendimento dos alunos com deficiência visual.

Além disso, o poder público estadual promoverá campanhas informativas e educativas dirigidas aos profissionais de educação e à população em geral, com a finalidade de conscientizá-los quanto à acessibilidade escolar e à integração social da pessoa com deficiência.


Gabinete do deputado Jajah Neves

Telefone: (65) 3313-6713