Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 5 de abril de 2022 19h43


PARLAMENTO

Comissão de Relações Internacionais aprova plano de trabalho

Parlamentares e convidados também discutiram formas de destacar Mato Grosso no exterior

INGRIDY PEIXOTO / Secretaria de Comunicação Social



Foto: Helder Faria

A Comissão de Relações Internacionais, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Institucional aprovou o planejamento dos trabalhos em reunião realizada na tarde desta terça (5). O colegiado também discutiu aspectos gerais da situação de Mato Grosso no exterior. 

O plano de ações aprovado pelos deputados inclui a promoção de um seminário com participação de autoridades e instituições públicas e privadas a ser realizado em até 90 dias. Entre os objetivos da comissão está a elaboração de guia sobre a política ambiental adotada por Mato Grosso e também sobre os investimentos estrangeiros presentes no estado.

Os presentes no encontro falaram sobre deficiências do estado nas relações com outros países. O consultor da comissão Artur Lami, que possui vasta experiência internacional, defendeu que os bons aspectos de Mato Grosso são muito pouco conhecidos e que é necessário trabalhar na divulgação das qualidades do estado. 

A assessora de Assuntos Internacionais do estado, Rita Chiletto, apontou que o governo tem se esforçado para desfazer a imagem negativa que muitos têm de Mato Grosso. “O Brasil hoje não tem postura firme na diplomacia e isso fez o estado tomar atitude para construir uma reputação para Mato Grosso, explicar que não temos problemas de outros estados da região amazônica onde a produção está ligada ao desmatamento”, resumiu. Ela também convidou os membros da comissão para acompanhar as ações que o poder executivo tem tomado, com a contratação de uma empresa para diagnosticar o problema do estado no cenário internacional. 

Para o vice-presidente do colegiado, deputado Carlos Avallone (PSDB), é preciso que as embaixadas brasileiras trabalhem mais para buscar acordos comerciais. “O Itamaraty tem uma estrutura no mundo inteiro que é utilizada para poucas coisas e que tem uma qualidade em seus técnicos muito grande”, criticou. 

O problema da entrada ilegal de gado entre Brasil e Bolívia enfrentado atualmente também foi discutido brevemente na reunião, que contou com a presença do diretor técnico do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT), Renan Tomazele. “Não é um atrito entre os dois países, mas há o problema da entrada de gado da Bolívia no país sem a devida inspeção e queremos gado venha de forma legal. Nós vamos fazer uma reunião na cidade de Cáceres com os representantes da Bolívia e com órgãos como Indea para que a gente possa chegar num entendimento”, explica o presidente da comissão, deputado Gilberto Cattani (PL).

Também compõem a Comissão de Relações Internacionais, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Institucional, instalada em 15 de março, os deputados Allan Kardec (PDT), Xuxu Dal Molin (União) e Dilmar Dal Bosco (União). 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Galeria de Imagens