Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 21 de maio de 2003 16h57


Assembléia reinicia cursos de capacitação

Escola do Legislativo retoma atividades nesta quinta-feira (22)

SECRETARIA DE IMPRENSA / ALMT



Criada ano passado para oferecer aos servidores da Assembléia Legislativa oportunidades de qualificação profissional, a Escola do Legislativo reinicia suas atividades nesta quinta-feira (22), e está pautada este ano por extensa programação de cursos. Além disso, conforme adiantou o coordenador, jornalista Adriângelo Antunes, estão sendo firmadas diversas parcerias e convênios com instituições públicas e privadas.

Para os deputados José Riva (sem partido) e Silval Barbosa (PMDB), respectivamente presidente e primeiro- secretário da Assembléia Legislativa, a qualificação profissional dos servidores da Casa e a otimização do atendimento e dos serviços são os principais objetivos da Escola do Legislativo.

“Precisamos oportunizar aos nossos servidores, sem os quais o Parlamento não funcionaria, dar alternativas de crescimento pessoal e profissional, por meio da educação”, enfatiza Silval. “Além disso, a própria sociedade mato-grossense será beneficiada, pois servidores bem preparados oferecem serviços e atendimento de melhor qualidade”, acrescenta Riva.

“Já fizemos vários contatos nesse sentido e temos encontrado boa receptividade nas diversas instituições que procuramos”, comemora o coordenador da Escola do Legislativo. Universidade do Legislativo (Unilegis) - instituição de ensino superior mantida pelo Senado -, Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Escola do Serviço Público, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Fundação João Mangabeira, Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e Serviço Nacional do Comércio (Senac) foram algumas das entidades que já firmaram protocolo de intenções com a Escola do Legislativo.

Além destas, outra importante parceria será com a Interlegis, sistema que interliga as Assembléias Legislativas, Câmaras Municipais, Congresso Nacional e Tribunal de Contas da União. Via Interlegis, serão oferecidos este ano cursos de Educação à Distância, Orçamento Público, Lei de Responsabilidade Fiscal, entre outros.

Os resultados positivos já começam a aparecer. O Senac, por exemplo, irá conceder descontos aos servidores da Assembléia Legislativa nos cursos promovidos pela entidade. Também foi positivo o contato com o TCE - órgão auxiliar da Assembléia Legislativa e que já possui sua própria escola institucional desde há algum tempo. “Iremos manter com o Tribunal de Contas produtivo intercâmbio de experiências. Nos cursos promovidos aqui, reservaremos vagas para servidores de lá, e vice-versa”, adianta Antunes.

Outra importante parceria, revela o jornalista, será mantida com a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores do Poder Legislativo (Credlegis), para a realização de um curso de orçamento familiar e conceitos básicos sobre cooperativismo. Já a Fundação João Mangabeira, ligada ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), irá oferecer aos servidores do Legislativo, cursos preparatórios para vestibular.

“Além disso, conseguimos na Secretaria de Educação o compromisso para a oferta de cursos supletivos, nos níveis fundamental e médio, para os servidores da Casa, inclusive com recursos didáticos do projeto “Aprendizagem por Imagem”; também junto àquela secretaria, estamos encaminhando os procedimentos para regularização da Escola do Legislativo”, conta o coordenador.

Ainda segundo ele, também foi procurada a Secretaria de Administração. “Propusemos a criação de uma rede para integração de todas as escolas do serviço público, como a Escola do Serviço Público, as Escolas Superiores do Ministério Público, da Magistratura e da Advocacia Pública, entre outras”, explica Antunes. Também foi mantido contato com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

ABEL

Proposta pela comissão de Educação do Senado, foi criada, no último dia 15 de maio, a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel). “Estivemos em Brasília na ocasião, que representa o início de uma produtiva troca de experiências entre todas as escolas do Legislativo”, conclui Antunes, que foi eleito diretor regional da Abel para o Centro Oeste. Essa troca de experiências deve começar logo, conforme adiantou ainda o coordenador da Escola do Legislativo, através de parceria com o Parlamento mineiro para a realização, via internet e videoconferência, do curso de especialização em Poder Legislativo.

Mais Informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553 / 2597 / 9982-0261 / 9951-1323


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com