Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 4 de agosto de 2003 19h12


OS DEPUTADOS SIMULARAM NESTA SEGUNDA-FEIRA (4) UMA SESSãO ORDINáRIA PARA TESTAR O FUNCIONAMENTO DO PAINEL ELETRôNICO. OUTROS SETORES DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA TAMBéM FORAM AUTOMATIZADOS, COM A ENTRADA PRINCIPAL. O TESTE é PARTE DA PREPARAçãO PARA O RETORNO DOS TRABALHOS EM PLENáRIO, NESTA TERçA-FEIRA, COM SESSãO ORDINáRIA, àS 17 HORAS...

Deputados simulam sessão para testar painel eletrô

Objetivo foi preparar o colegiado e testar o funcionamento do voto informatizado

ITIMARA FIGUEIREDO / SECRETARIA DE IMPRENSA



Os deputados simularam na tarde desta segunda-feira (4) uma sessão ordinária no Plenário Oscar Soares para testar o funcionamento e treinamento dos parlamentares do painel eletrônico instalado durante o recesso. Além disso, outros setores da Casa também estão sendo automatizados. O teste é parte da preparação para o retorno dos trabalhos da Casa, nesta terça-feira, com sessão ordinária às 17 horas.

O sistema de automação, que surgiu por meio de propostas desenvolvidas pelo próprio colegiado de lideranças políticas, já em execução em vários setores do Parlamento. No hall de entrada (recepção) serão instaladas câmeras de vídeo, que registrarão entrada e saída de pessoal; um balcão que disponibilizará informações via Intranet, com dados sobre todos os processos parlamentares. Além disso, o visitante, após sua identificação, terá que usar um adesivo para identificar o setor de destino.

“As inovações irão facilitar os trabalhos parlamentares. O painel eletrônico vai facilitar a condução das sessões, inclusive do processo de votação”, afirmou Riva o presidente da Assembléia Legislativa, ao acrescentar que com a automação da recepção muitos problemas serão resolvidos ali mesmo, onde o cidadão será encaminhado à área responsável às suas necessidades para desafogar assim os números de pessoas nos gabinetes.

Para o primeiro-secretário, deputado Silval Barbosa (PMDB), a simulação foi positiva. “Os deputados já estão aptos a votar por meio do painel. É lógico que têm algumas correções para serem feitas por causa do Regimento Interno que difere de uma Assembléia da outra, mas que está sendo corrigido de acordo com a realidade do nosso regimento”, ressaltou.

Outra mudança no processo de modernização é a instalação do “ponto digital” que deverá controlar a entrada e saída do servidor por intermédio da impressão digital de cada um. Conforme o presidente da Casa, deputado José Riva (sem partido) que concedeu entrevista coletiva à Imprensa, após alguns ajustes finais no equipamento, a sessão desta quarta-feira (6) deverá ser realizada por meio do painel.

Inovação

O painel eletrônico fará um registro da presença de cada parlamentar dentro do plenário. Permitirá também que cada deputado da bancada solicite o aparte, ou seja, faça inscrição prévia para participar do Pequeno e Grande Expediente, nas Explicações Pessoais ou Pela Ordem sem precisar se deslocar do seu recinto, pois cada um terá um microfone disponível.

O equipamento fará também o controle rigoroso do Regimento Interno (RI) do Parlamento, inclusive possui dispositivos que desligam os microfones após o esgotamento do tempo permitido previsto no RI.

Além disso, toda votação dos projetos e outras proposições serão registradas mediante o painel. Com o novo sistema, os deputados poderão realizar a votação secreta ou não. Conforme o deputado Silval Barbosa (PMDB) a Assembléia tem uma previsão de gastar R$ 76 mil com o equipamento. Valor que poderá chegar a aproximadamente R$ 105 mil com os gastos de informática e som.

“É mais um avanço que facilitará nossos trabalhos parlamentares. Além disso, este mesmo equipamento será utilizado na nova sede da Assembléia que deverá estar pronta em 18 meses”, concluiu o deputado.

Todo o sistema de automatização faz parte de uma seqüência de melhorias previstas para o Parlamento, assim como aconteceu com a criação da TV Assembléia; o site de Notícias; Sala de Viodeoconferências; Escola do Legislativo que ministra vários cursos, inclusive de línguas estrangeiras sem nenhum custo aos funcionários; a extinção do pagamento de servidores e fornecedores por meio de cheques; a implementação do Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) e outros segmentos da Casa.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553 / 613-2597/ 9982-0261/ 9972-8390


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com