Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sábado, 28 de fevereiro de 2015 11h52


SALA DA MULHER

Formatura das Promotoras Legais Populares será dia 26 na AL

A solenidade de diplomação para 34 mulheres que participaram até o final da capacitação acontecerá a partir das 19h, na Assembleia Legislativa

SANDRA COSTA / SECOM



Encerramento do Curso de Promotoras Legais Populares (Foto: Felipe Malvezzi)

A segunda turma de Mato Grosso do projeto ‘Promotoras Legais Populares’ (PLP) será formada no próximo dia 26 março. A solenidade de diplomação para 34 mulheres que participaram até o final da capacitação acontecerá a partir das 19h, na Assembleia Legislativa. Com o objetivo de capacitar a mulher e aumentar a influência feminina ao facilitar o acesso delas ao conhecimento dos seus direitos, o projeto já é desenvolvido há mais de 20 anos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Neste sábado (28.02), a nova coordenadora da Sala da Mulher, Maria Teresa Maluf participou de um café da manhã com as alunas do projeto, no encerramento das aulas. “Temos a intenção de continuar essa parceria e divulgar melhor para a população feminina. São mulheres líderes comunitárias que recebem informações sobre seus direitos e deveres, no que diz respeito a combates contra todos os tipos de violência, principalmente a doméstica. Ao receberem esse tipo de conhecimento, elas se sentem estimuladas e também se tornam multiplicadoras dessas informações nas suas respectivas comunidades”.

Com 30 anos de experiência comunitária, Azenir Gonçalves da Silva Teixeira é presidente da Associação dos Moradores do bairro CPA IV há oito anos. Ela será uma das diplomadas como PLP. “Esse curso foi muito bom pela abrangência de conhecimentos que tivemos acesso, nos capacitando prontamente a atuar ainda mais nas nossas comunidades”, afirmou Azenir.

Para a agente de combate a endemia da Prefeitura de Cuiabá, Isabel Geralda da Cruz, a capacitação foi uma experiência motivadora. “Fui convidada por uma amiga, comecei o curso no ano passado. Aprendi muito sobre os nossos direitos, de como apoiar mulheres que estão na nossa comunidade e necessitam de algum tipo de amparo, conheci mais sobre a Lei Maria da Penha e já pude até orientar uma mulher vítima de violência doméstica. Eu recomendo fazer esse curso”.

INICIATIVA – O PLP é uma iniciativa há mais de 20 anos desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em Mato Grosso foi lançado no dia 8 de março de 2013, através de uma parceria entre o Ministério Público Estadual, Governo do Estado, Câmara Municipal de Cuiabá, Fundação Escola do Ministério Público e a Casa de Leis, por meio da Escola do Legislativo e Sala da Mulher.

Uma das coordenadoras técnicas do PLP é Rosa Morceli, que também participa de duas Organizações Não Governamentais (ONG’s): a União Brasileira de Mulheres (UBM) e o Instituto Terra Viva. “Vim morar em Mato Grosso em 2007 e fiquei preocupada com o número alto de morte mulheres vítimas de violência. Já tinha trabalhado com esse projeto em São Paulo e tive uma oportunidade de apresentar a proposta para a promotora Lindinalva Rodrigues, que hoje é a nossa coordenadora geral”, lembra.

Para Renata Teixeira, outra coordenadora técnica, a partir do curso ocorre uma série de mudanças. Entre elas o empoderamento da mulher da sociedade, principalmente com a democratização das informações. "A ideia é que essas alunas se tornem multiplicadoras na região onde atuam e se reconheçam como protagonistas de suas histórias e da sua comunidade, em busca da transformação social”.

A coordenadora da Escola do Legislativo, Érika Bussiki, lembra que todos os instrutores do curso foram voluntários, sem custo às alunas. “Durante o curso foram realizadas oficinas, palestras com juízas e promotoras e representantes de diversos órgãos ligados ao processo de formação das mulheres. As pessoas interessadas em participar deste curso podem entrar em contato no telefone 3313-6930”, conclui Érika.

Mais Informações:
Tel.: 3313-6310

 


Gabinete do deputado Eduardo Botelho

Telefone: (65) 3313-6760


Associadas


Imagens