Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

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Segunda-feira, 6 de julho de 2009 11h25


GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS

Inscrições Abertas - 2011/1

FLÁVIO GARCIA / Secretaria de Comunicação Social



Componentes Curriculares

MERCADO DE TRABALHO

Gerência de Recursos Humanos no Setor Público e Empresas Privadas Gerência de Recrutamento e Seleção Gerência de Cargos e Salários Análise de Carreiras Profissionais Análise de Mercado de Recursos Humanos Coordenação de Qualificação Profissional para atender os Processos Produtivos Programador de Qualificação Profissional visando a Certificação de Organizações

MATRIZ CURRICULAR

Semestre - Disciplinas - Carga Horária

Eixo Temático Integrador: O homem e o Social – O ser humano

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1º Métodos Quantitativos 72 / 1º Psicologia 72 / 1º Sociologia 72 / 1º Língua Portuguesa Instrumental 72 / 1º Relacionamento Interpessoal e Ética 36 / 1º Introdução a Gestão Pública 36 / CARGA HORARIA DO SEMESTRE 360

Eixo Temático Integrador: O homem e o Social – A Sociedade versus O Estado

2º Direito Constitucional 72 / 2º Fundamentos da Administração 72 / 2º Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais 72 / 2º Gestão de Pessoas I 72 / 2º Filosofia 36 / 2º Gestão de Processos no Setor Público 36 / CARGA HORARIA DO SEMESTRE 360

Eixo Temático Integrador: Dinâmica do Ambiente sócio-econômico versus Gestão de Mudanças e projetos inovadores

3º Métodos de Pesquisa 72 / 3º Planejamento e Orçamento Público 72 / 3º Sistemas de Informações Gerenciais e Informática 72 / 3º Gestão de Pessoas II 72 / 3º Planejamento Estratégico 72 / CARGA HORARIA DO SEMESTRE 460

Eixo Temático Integrador: Gestão Estratégica nas Organizações versus Gestão Estratégica e Modernização da Gestão

4º Direito Administrativo 72 / 4º Gestão de Pessoas III 72 / 4º Qualidade no Setor Público 72 / 4º Relatório de Conclusão de Curso 72 / 4º Desenvolvimento Sustentável 72 / CARGA HORARIA DO SEMESTRE 360

TOTAL CARGA HORÁRIA DISCIPLINAR 1440 ATIVIDADES COMPLEMENTARES 160 CARGA HORARIA TOTAL DO CURSO 1.600

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Cargos, Salários, Benefícios, Planejamento de Carreiras Ambiente Empresarial e Gestão de Mudanças Planejamento Estratégico nas Organizações Direito do Trabalho, Direito empresarial Administração Mercadológica Qualidade de Vida no Trabalho Sistemas de Informações Gerenciais Gestão de Pessoas, entre outras

REQUISITOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação ocorre a partir do Projeto de Ações Integradas para cada ano letivo, elaborado em conjunto entre todos os docentes dos referidos semestres letivos, com validação do processo através da Coordenação, Colegiado de Curso e do CEPE - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. A partir deste projeto-âncora, ocorrem os planos de ensino que definem a forma de avaliação em cada componente curricular/disciplina. As avaliações ocorrem através de palestras, visitas técnicas, atividades complementares diversas, bem como avaliações formais em sala de aula, e ainda através de seminários integrados, bem como através de aulas conjuntas. A média final é 7,0 e a freqüência mínima de 75%.

Semestralmente também ocorre uma avaliação semestral integrada - avaliação elaborada pelos docentes de cada semestre, contendo esta, um estudo de caso e questões que permitem que o discente possa resolver tais questões sob seu ponto de vista e reflexão. Para efeito de avaliação final do semestre, soma-se a média das notas obtidas em seminários integrados, notas em sala de aula, palestras, visitas técnicas (relatórios), bem como a média obtida na avaliação semestral integrada.

A avaliação do TC - Trabalho de Curso, compreende a elaboração individual de um Trabalho que inicia no terceiro semestre do curso - todo o processo é acompanhado por orientadores. A média do trabalho final também é 7,0.

Classes de problemas que os egressos estarão capacitados a resolver:

- Relacionados às questões de gerenciamento de recursos humanos;

- Saber escolher as melhores estratégias para otimização de resultados gerenciais;

- Saber gerenciar pessoas ;

- Saber fazer e analisar um projeto de cargos e salários de uma organização ;

- Saber elaborar um projeto de gestão por competências;

- Identificar oportunidades sólidas de qualificação de pessoas associadas aos processos produtivos em avanço constante;

Funções que os egressos poderão exercer no mercado de trabalho:

- Como gestores de pessoas;

– auxiliares de departamento de recursos humanos;

- Analista de carreiras: Planejar, organizar e sugerir cursos para qualificação de recursos humanos de uma organização, considerando-se inclusive, os fatores externos que provocam a necessidade de rápidas mudanças;

- Analista de Mercado de Recursos Humanos: composto dos demandantes e ofertantes, clientes, concorrentes, governo, visualizando oportunidades de geração de novos empregos em mercados internos e externos, onde a empresa possa atuar.

- Capacidade de adaptação do egresso à evolução da área:

- Capacidade de pensar e de inserir suas idéias no conhecimento já disponível, de maneiras sistêmicas, críticas, pessoais e consistentes;

- Capacidade de entender as relações sociais, políticas, econômicas e culturais do meio em que se insere, assim como as transformações que estão ocorrendo nessas relações, pela internacionalização da economia e do avanço científico e tecnológico ;

- Capacidade de lidar com mudanças, enfrentando as novas situações e os impactos que as complexas transformações vêm operando no mundo contemporâneo.

- Capacidade de explorar/descobrir possibilidades de atuação profissional – como gestores de empresas de varejo – tanto no âmbito da sociedade quanto no âmbito das organizações, procurando atuar em equipes interdisciplinares e multiprofissionais nas áreas de comércio e indústria;

- Capacidade de entender e assumir a formação profissional científico como um processo contínuo de construção de competências, que demanda aperfeiçoamento e atualização permanentes.

METODOLOGIA DO CURSO

A metodologia de ensino-aprendizagem apóia-se em uma multivariedade de fatores interligados e intercalados, a partir de uma visão integrada de gestão empresarial. O curso é estabelecido a partir de dois grandes eixos de integração, visam a oferecer uma diretriz nuclear de discussão; A partir deste núcleo as disciplinas são ministradas de forma a atender aos objetivos estabelecidos em sua ementa/plano de ensino, bem como corroborar para o atingimento do eixo integralizador. Portanto, no primeiro e segundo semestre o eixo integralizador será denominado O homem e o social versus Dinâmica Empresarial (explicação abaixo) e para as turmas do terceiro e quarto semestre, o eixo direcionador será denominado Gestão Estratégica nas Organizações versus Gestão de Pessoas (explicação abaixo). O processo de ensino-aprendizagem fundamenta-se ainda, nas experiências atuais dos alunos da faculdade (do curso de administração geral, administração-negócios e marketing e seqüencial de empreendedorismo), através de seminários, palestras e visitas técnicas – além de trazer líderes empresariais da região para retratar suas experiências, erros e acertos. Desta forma, pretende-se inserir a prática do empreender no dia-a-dia da formação acadêmica de nossos formandos.Uma das formas já instituídas para 2004, da execução prática destes eixos temáticos, foi à institucionalização dos SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES.

Consiste em um seminário que envolve todas as disciplinas do semestre, onde o foco-direcionador é o eixo integralizador, complementado pelas disciplinas do respectivo semestre. Os seminários para o curso de Gestores de Pessoas, visarão aspectos práticos do mundo empresarial, transferindo efetivamente o discurso da interdisciplinaridade para a prática operacional, e assim, o aluno no último ano irá trabalhar o seminário fazendo uso das ferramentas ofertadas pelos eixos de estratégias organizacionais e do papel dos RHs nas organizações. O processo de ensino-aprendizagem dar-se-á portanto da aferição constante dos conhecimentos adquiridos, seja, nas palestras, seminários, visitas técnicas, nas disciplinas curriculares, nos seminários e na avaliação bimestral integrada. Vale ainda ressaltar, que esta metodologia, também está sendo aplicada nos cursos de graduação nesta IES.

DINÂMICA EMPRESARIAL

Baseado nas discussões sobre a forma como as organizações modernas devem adaptar-se as novas exigências do mercado, de seus clientes, fornecedores, governo, (terceiro setor). O eixo visa ao entendimento do contexto empresarial, o mundo que cerca um ambiente empresarial. O Eixo Integralizador que fundamentará os trabalhos no segundo ano do seqüencial será denominado: Gestão Estratégica nas Organizações versus Gestão de Pessoas.

Gestão Estratégica nas Organizações:

Baseado nas discussões sobre como internamente, o gestor de pessoas pode, à luz das alterações advindas do cenário externo – mudanças no mercado – melhorar sua gestão interna para dar solução às exigências de seus clientes e/ou potenciais clientes. A partir do planejamento estratégico, entender como as informações, a estrutura organizacional, as pessoas e os processos podem ser otimizados para o alcance das metas estratégicas da organização.

Gestão de Pessoas:

Baseado nas discussões sobre novos conceitos de mercado de trabalho terceirização de serviços, em organizações dos setores público e privado, aonde a inovação e a criatividade a qualificação constante e progressista vem imprimindo uma melhoria de padrão do serviço esperado.

Processo seletivo será realizado em 10 de Julho de 2009.

Local: ICE - Instituto Cuiabano de Educação

Endereço: Av. Europa, nº 63. Bairro: Jardim Tropical. Cuiabá-MT.

Horário: 18:30 horas.

Coordenação Geral: Prof. Ideraldo Bonafé

Coordenação Adjunta: Prof. Ernesto de Oliveira Borba

Coordenação Adjunta Pedagógica: Prof. Gelice do Prado

Coordenação Adjunta de Estágio/TC: Prof. Sandra A. Gouvêa


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com