Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

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Sexta-feira, 27 de julho de 2007 12h06


Gestão Estratégica do Setor Público 2011/01 (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)

FLÁVIO GARCIA / Secretaria de Comunicação Social



Componentes Curriculares

MERCADO DE TRABALHO

Gestor do Setor Público Municipal / Estadual / Federal Gestor de Agências e Órgãos Reguladores Gerente de Concessionárias e Empresas Privadas Prestadoras de Serviços Públicos Gestor de Fundações, Organizações Sociais Civis de Interesse Público Analista de Planos, Programas e Projetos de Interesse Público Analista Organizacional de Setores Administrativos dos Poderes Executivo, legislativo e Judiciário, entre outros

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

- Elaboração e Avaliação de Projetos Governamentais - Direito Tributário e Sistema Tributário Estadual - Gestão Estratégica na Administração Pública - Gestão de Órgãos Reguladores - Fundamentos da Administração (Pública) - Planejamento e Orçamento Público - Licitações e Patrimônio Público - Contabilidade Governamental - Políticas Públicas, entre outros

EIXO INTEGRALIZADOR

1º Ano: Homem Indivíduo x Homem Coletivo

2º Ano: Demandas Sociais x Políticas Públicas

REQUISITOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação ocorre a partir do Projeto de Ações Integradas para cada ano letivo, elaborado em conjunto entre todos os docentes dos referidos semestres letivos, com validação do processo através da Coordenação, Colegiado de Curso e do CEPE - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. A partir deste projeto-âncora, ocorrem os planos de ensino que definem a forma de avaliação em cada componente curricular/disciplina. As avaliações ocorrem através de palestras, visitas técnicas, atividades complementares diversas, bem como avaliações formais em sala de aula, e ainda através de seminários integrados, bem como através de aulas conjuntas. A média final é 7,0 e a freqüência mínima de 75%. Semestralmente também ocorre uma avaliação semestral integrada - avaliação elaborada pelos docentes de cada semestre, contendo esta, um estudo de caso e questões que permitem que o discente possa resolver tais questões sob seu ponto de vista e reflexão. Para efeito de avaliação final do semestre, soma-se a média das notas obtidas em seminários integrados, notas em sala de aula, palestras, visitas técnicas (relatórios), bem como a média obtida na avaliação semestral integrada. A avaliação do TC - Trabalho de Curso, compreende a elaboração individual de um Trabalho que inicia no terceiro semestre do curso - todo o processo é acompanhado por orientadores. A média do trabalho final também é 7,0.

Classes de problemas que os egressos estarão capacitados a resolver:

• Relacionamentos interpessoais que estimulem confiança e solidariedade e que enfatizem a importância do espírito público;

• Habilidade de expressar-se de maneira clara e correta, tanto oralmente quanto por escrito; de redigir documentos técnicos de diagnóstico, análise e interpretação da realidade organizacional;

• Aptidão na utilização de raciocínio lógico e analítico, estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos de interesse público;

• Identificar as variáveis que constituem e/ou determinam os problemas públicos, bem como os tipos de relações que mantém entre si, como condição para propor e/ou implementar medidas que visem a solucioná-los;

• Habilidade de agir profissionalmente, de modo a demonstrar a compreensão da organização como um todo articulado e sistêmico, constituído de múltiplas relações que se operam tanto em nível interno quanto em nível externo;

• Habilidade de propor, implementar e avaliar modelos inovadores de gestão, identificando riscos e dimensionando perdas e ganhos.

Funções que os egressos poderão exercer no mercado de trabalho:

§ Como gestores do setor público – poderão exercer funções tanto em organismos estatais como em empresas privadas prestadoras de serviços públicos nas mais diferentes áreas, buscando imprimir um fator qualidade na geração de bens e serviços;

§ Analista organizacional: Planejar, organizar e dirigir setores da administração direta, de apoio ao judiciário e ao legislativo, considerando-se inclusive, os fatores externos que provocam a necessidade de rápidas mudanças nas administrações públicas municipais, estaduais e federais;

§ Analista de projetos de interesse público: visualizando oportunidades de geração de novos negócios para o Estado e/ou empresa onde trabalha.

Capacidade de adaptação do egresso à evolução da área.

§ Capacidade de pensar e de inserir suas idéias no conhecimento já disponível de maneira sistêmica, crítica, pessoal e consistente;

§ Capacidade de entender as relações sociais, políticas, econômicas e culturais do meio em que se insere, assim como as transformações que estão ocorrendo nessas relações, pela internacionalização da economia e do avanço científico e tecnológico ;

§ Capacidade de lidar com mudanças, enfrentando as novas situações e os impactos que as complexas transformações vêm se operando no mundo contemporâneo e principalmente nas organizações públicas;

§ Capacidade de explorar/descobrir possibilidades de atuação profissional – como gestor público ou executivo governamental – tanto no âmbito da sociedade quanto no âmbito das organizações, procurando atuar em equipes interdisciplinares e multiprofissionais

§ Capacidade de entender e assumir a formação profissional científico como um processo contínuo de construção de competências, que demanda aperfeiçoamento e atualização permanentes.

Metodologia do Curso

A metodologia de ensino-aprendizagem apóia-se em uma multivariedade de fatores interligados e intercalados, à partir de uma visão integrada de gestão empresarial. O curso é estabelecido a partir de dois grandes eixos de integração, visam a oferecer uma diretriz nuclear de discussão; A partir deste núcleo as disciplinas são ministradas de forma a atender aos objetivos estabelecidos em sua ementa/plano de ensino, bem como corroborar para a conquista do eixo integralizador. Portanto, no primeiro e segundo semestre o eixo integralizador será denominado O Homem indivíduo versus O Homem coletivo (explicação abaixo) e para as turmas do terceiro e quarto semestre, o eixo direcionador será denominado Homem Analista Situacional versus Homem Gestor de Políticas Públicas (explicação abaixo).

O processo de ensino-aprendizagem fundamenta-se ainda, nas experiências atuais dos alunos da faculdade (do curso de administração geral, administração negócios e marketing, administração em controladoria financeira e administração de agro negócios), através de seminários, palestras e visitas técnicas – além de trazer líderes empresariais dos setores público e privado da região para retratar suas experiências, erros e acertos.

Desta forma pretende-se inserir a prática do empreendedor público no dia-a-dia da formação acadêmica de nossos formandos. Uma das formas já instituídas em 2004, é a execução prática destes eixos temáticos, foi a institucionalização dos SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES. Consiste em um seminário que envolve todas as disciplinas do semestre, onde o foco-direcionador é o eixo integralizador, complementado pelas disciplinas do respectivo semestre.

Os seminários para o curso de Gestão Estratégica do Setor Público visarão aspectos práticos da administração de problemas públicos e das principais soluções encontradas. O processo de ensino-aprendizagem dar-se-á, portanto da aferição constante dos conhecimentos adquiridos, sejam nas palestras, seminários, visitas técnicas, nas disciplinas curriculares, nos seminários e na avaliação integrada.

Vale ainda ressaltar, que esta metodologia, também está sendo aplicada nos cursos de graduação nesta IES. O Eixo Integralizador que fundamentará os trabalhos no primeiro ano do seqüencial será denominado:

Homem Indivíduo versus Homem Coletivo:

Buscando construir um pensamento social e de entendimento da concepção do coletivo sobrepor ao individual, como base para uma gestão de idéias democratizadas: baseado nas discussões sobre o homem, as suas concepções administrativas, filosóficas, sociológicas, econômicas e culturais e o seu papel na sociedade formadora de um estado constituído e constitucionalizado. O Eixo Integralizador que fundamentará os trabalhos no segundo ano do seqüencial será denominado:

Demandas Sociais versus Políticas Públicas:

O eixo integralizador que fundamentará os trabalhos no segundo ano do seqüencial será denominado “Demandas Sociais versus Políticas Públicas”. Nesta temática o aluno deverá visualizar os movimentos de demandas sociais, inclusive se utilizando de material estatístico disponibilizados nos resultados de pesquisas das agências governamentais, evidenciando previsões demandantes, e propor estratégias saneadoras, através das políticas públicas, visando o benefício social gerado.

Processo seletivo será realizado em 22 de outubro de 2010.

Local: ICE - Instituto Cuiabano de Eduacação

Endereço: Av. Europa, nº 63. Bairro: Jardim Tropical. Cuiabá-MT.

Horário: 19:00 horas.

Informações pelos telefones:(65) 3313-6315/6930/6319 tratar com Thales ou Dirceu

Coordenação Geral: Prof. Ideraldo Bonafé

Coordenação Adjunta: Prof. Ernesto de Oliveira Borba

Coordenação Adjunta Pedagógica: Prof. Gelice do Prado

Coordenação Adjunta de Estágio/TC: Prof. Sandra A. Gouvêa


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com