Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 18 de junho de 2003 15h40


A ASSEMBLéIA LEGISLATIVA COMEçOU A PROPOR A FORMAçãO DE UMA REDE DE SERVIçOS QUE POSSIBILITE A TROCA DE EXPERIêNCIAS, A OTIMIZAçãO DAS ATIVIDADES, A FORMAçãO DE PARCERIAS E A REDUçãO DE CUSTOS NO âMBITO DAS INSTITUIçõES PúBLICAS. O TRABALHO, QUE VEM SENDO DESENVOLVIDO PELA ESCOLA DO LEGISLATIVO DA PRóPRIA ASSEMBLéIA, Já CHEGOU AO GOVERNO DO ESTADO E AO TCE.

Rede de serviço público vai aproximar instituições

Trabalho da Escola do Legislativo da AL envolve Executivo, Judiciário, Tribunal de Contas, MP e o próprio Legislativo

FERNANDO LEAL / SECRETARIA DE IMPRENSA



A Assembléia Legislativa começou a propor a formação de uma rede de serviços que possibilite a troca de experiências, a otimização das atividades, a formação de parcerias e a redução de custos no âmbito das instituições públicas. O trabalho, que vem sendo desenvolvido pela Escola do Legislativo da própria Assembléia Legislativa, já chegou ao Governo do Estado e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em agosto, as incursões se estenderão ao Ministério Público e ao Tribunal de Justiça.

O anúncio foi feito no final da manhã de hoje (18) durante o encerramento do curso de Atendimento ao Público para os servidores da Assembléia e da Câmara de Vereadores de Cuiabá. O coordenador da Escola, Adriângelo Antunes, lembrou que todos os Poderes possuem essa estrutura de capacitação para seus servidores.

Ela, no entanto, tem perfil distinto adaptado à realidade de cada instituição. “Essa circunstância, aliada à experiência individual dos órgãos, propicia o surgimento da Rede Estadual das Escolas de Serviço Público e, através dessa estrutura, um investimento maior na capacitação dos servidores e o surgimento dos reflexos positivos para a sociedade”, disse Antunes. Só a Assembléia recebe uma média de 15 mil visitantes por mês.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (sem partido), manifestou sua satisfação pelo empenho dos servidores na busca do conhecimento e da auto-motivação. Em sua mensagem aos alunos, o primeiro-secretário da Casa, deputado Silval Barbosa (PMDB) deixou clara a importância da capacitação dos servidores no processo de modernização do Poder Legislativo.

O curso encerrado hoje é importante na mudança de atitudes do servidor, enquanto cidadão e trabalhador, de acordo com o professor Joseh Roberto Cezário. “Toda atitude pessoal reflete na profissional e temos que nos ver como importantes. Esse é o primeiro passo para a realização de cada um de nós e, a partir daí, podermos olhar nosso próximo. Essa é uma visão de desafio e oportunidade de crescimento, com profundos reflexos sociais positivos”, esclareceu Cezário.

Para o gerente pedagógico da Escola do Legislativo, José Walter Zacarias, o objetivo do curso de Atendimento ao Público é preparar bem o servidor. “São técnicas para preparar bem aqueles que interagem com o público externo, privilegiando o atendimento igualitário ao cidadão independente de sua condição social”, disse o gerente.

Ensino diversificado

O trabalho desenvolvido pela Escola, ainda segundo seu coordenador, cumpre uma determinação da Mesa Diretora da Assembléia. “A Mesa tem vontade política no investimento em capacitação para os servidores da Casa e entende que ela é fundamental e necessária para melhoria da prestação dos serviços à sociedade. Temos um papel a cumprir e vamos fazê-lo da melhor maneira possível”, completou o coordenador.

Ele lembrou ainda a importância do apoio do Sindicato (Sindal) e da Associação dos Servidores da Assembléia (Assalmat) para a continuidade das atividades pedagógicas internas. A Escola do Legislativo está completando seu quarto ano de atividades. Ela foi criada pela Lei nº 7.127 (02.07.1999), de autoria do deputado Humberto Bosaipo (sem partido), que foi lembrado durante encerramento do curso.

Entre os cursos permanentes realizados pela Escola da Assembléia estão os de Informática Básica e Avançada, Redação Básica e Oficial, Dinâmica de Grupo-Relação Interpessoal, Assessoria Parlamentar e o de idiomas. Entre os demais, o Ensino à Distância (EAD) se destaca pelo alcance. Nesse modelo, já está previsto o Lei de Responsabilidade Fiscal-!, Orçamento Público-1 e Treinamento Básico em Interlegis para as Câmaras Municipais.

Mais informações:

Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa

Fones: 613-2553 / 613-2597 / 9982-0261 / 9972-8390


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com