Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 22 de maio de 2003 16h55


O PRIMEIRO-SECRETáRIO, SILVAL BARBOSA (PMDB), E OS DEPUTADOS HUMBERTO BOSAIPO (SEM PARTIDO) E ZECA D’ÁVILA (PFL) PARTICIPARAM HOJE (22) DA REABERTURA DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELA ESCOLA DO LEGISLATIVO DA ASSEMBLéIA. OS SERVIDORES TERãO A OPORTUNIDADE DE SE QUALIFICAREM EM DIVERSAS áREAS DO CONHECIMENTO...

Servidores da Assembléia têm plano de qualificação

Entre os cursos oferecidos está o de informática básica, inglês, espanhol, redação oficial e assessoria parlamentar

SECRETARIA DE IMPRENSA / ALMT



O primeiro-secretário, Silval Barbosa (PMDB), e os deputados Humberto Bosaipo (sem partido) e Zeca D’Ávila (PFL) participaram hoje (22) da reabertura dos trabalhos desenvolvidos pela Escola do Legislativo da Assembléia. Os servidores terão a oportunidade de se qualificarem em diversas áreas do conhecimento, para isso já foram firmados convênios com instituições públicas e privadas, como Tribunal de Contas do Estado e Senac.

Além de informática básica, a Escola está oferecendo aos servidores os cursos de atendimento ao público, assessoria parlamentar, suporte para micro-computadores, inglês, espanhol, pré-vestibular, sistema interlegis e redação oficial.

Cerca de 500 servidores serão beneficiados com os cursos oferecidos pela Escola. Para se ter idéia, o curso de informática básica conta com três turmas, nelas estão matriculados 60 funcionários. O curso terá duração de três meses, totalizando 40 horas aulas.

Para o deputado Silval Barbosa, os cursos irão permitir aos servidores melhores condições profissionais para enfrentar os desafios que o serviço público exige. “É preciso otimizar a qualificação dos servidores. Por isso, é preciso ampliar e melhorar as condições de trabalho, para que a Assembléia tenha uma informação mais moderna. É determinação da Mesa Diretora em dar prioridades aos trabalhos desenvolvidos pela Escola”, disse.

O deputado Bosaipo disse que os funcionários públicos não podem ficar à margem do conhecimento. “A qualificação dos servidores é necessária. O serviço público exige isso. Além de abrir portas de trabalho na iniciativa privada. Os bons funcionários não ficam parados, eles buscam a qualificação profissional”, destacou.

“A capacitação dos servidores é de extrema importância para a sociedade. Espero que os alunos tenham freqüência bastante assídua às aulas. Dessa forma, o funcionário terá condições de prestar um bom serviço ao público e aos parlamentares”, disse Zeca D’Ávila.

Conforme o coordenador da Escola do Legislativo, Adriângelo Antunes, já foram realizados contatos com diversas instituições do Estado para formar uma rede em nível estadual para a capacitação de servidores. Entre as entidades que firmaram protocolo de intenções com a Escola está a Universidade do Legislativo (Unilegis) - instituição de ensino superior mantida pelo Senado -, Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Escola do Serviço Público, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Fundação João Mangabeira, Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e Serviço Nacional do Comércio (Senac).

Pela primeira vez, a enfermeira do Instituto de Seguridade Social dos Servidores do Poder Legislativo (ISSPL), Janete Viana, está fazendo um curso de capacitação profissional oferecido pela Escola do Legislativo. Segundo a servidora, todos os funcionários deveriam se qualificar. “Os cursos são importantes para que os servidores se qualifiquem. Muitos encontram dificuldades de ligar computadores. Preciso me especializar, por isso vou fazer os curso de espanhol e de informática”, disse.

Outro servidor que está fazendo o curso de informática é José Dimas. Ele está lotado no gabinete do deputado Joaquim Sucena (PFL) e trabalha na Assembléia há 12 anos. “A Escola está sendo importante para minha qualificação profissional. No ano passado, por exemplo, fiz o curso preparatório para o vestibular, já este ano estou fazendo o de informática. Isso me dará a chance de estar preparado para enfrentar o mercado de trabalho”, observou.

O presidente do Sindicato dos Servidores da Assembléia, Ataíde Pereira, disse que os investimentos na capacitação dos servidores têm um retorno imediato para a Assembléia e à sociedade. “O mundo moderno e globalizado exige a qualificação e o aperfeiçoamento dos funcionários. Isso é uma forma de torná-los úteis ao serviço público. Entretanto, é importante ressaltar que a Assembléia sempre esteve preocupada em dar condições técnicas a seus servidores”.

A Escola do Legislativo, segundo o gerente pedagógico Walter Zacarias, pretende, nos próximos meses, implantar novos cursos. Entre eles, estão o de extensão e pós-graduação nas áreas política, jurídica, econômica e ambiental.

Mais Informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553 / 2597 / 9982-0261 / 9951-1323


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com