Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 7 de julho de 2003 16h49


Servidores das Câmaras participam de curso na AL

40 representantes das Câmaras do Estado recebem treinamento básico DO Sistema Interlegis sem nenhum custo

ITIMARA FIGUEIREDO / SECRETARIA DE IMPRENSA



Começou hoje (07) e vai até o dia 18 o curso Treinamento Básico em Interlegis para os servidores das Câmaras Municipais de todo o Brasil. Em Mato Grosso, 40 Câmaras Municipais já aderiram ao convênio e participa, nesta semana, a primeira turma na Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa de Mato Grosso com os professores do Interlegis, de Brasília, Marcelo Cozzeti e Júlio Eustáquio.

O objetivo é ampliar e facilitar o trabalho parlamentar de todas as Câmaras Municipais, por meio do convênio firmado entre o Senado Federal e recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que criaram a comunidade virtual do Poder Legislativo.

Durante as apresentações da aula inaugural, os representantes tiveram a oportunidade de conhecer como funciona a sala de Videoconferência da Assembléia Legislativa, quando foram saudados pelo diretor do Interlegis, Paulo Fontenelli, em Brasília.

Fontenelli, que elogiou a presença do presidente da Casa, deputado José Riva (sem partido), disse que mais de 900 municípios já foram treinados para trabalhar interligados e que o convênio foi prorrogado por mais dois anos.

“É mais um avanço na implementação definitiva do programa que visa a aproximação dos trabalhos parlamentares, por meio da disponibilização de informações”, disse o coordenador da Escola do Legislativo, Adriângelo Antunes.

O curso, que tem a duração de 40 horas/aulas, distribuídas nos horários das oito às 12 horas e das 14 às 18 horas, com aulas de Introdução à Informática; Conceitos de Windows, Introdução a Internet, Linux (sistema operacional - gerenciador gráfico), Portal da Interlegis; Sistema de Apoio em Processamento Legislativo (SAPL) e Processamento de Textos do Linux.

“Com conhecimentos básicos, os servidores terão mais facilidade na disseminação da informação”, afirmou o monitor do curso, Júlio Eustáquio, ao acrescentar que com o programa Interlegis os Legislativos passam a contar com informações internas sobre andamento de projetos, leis e maior contato com demais Parlamentos por um menor custo via Internet.

O presidente da Assembléia Legislativa, José Riva, destacou a importância do evento e elogiou a iniciativa do ex-presidente do Senado, Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA), e do atual, José Sarney (PMDB-AP), que se prontificaram a elaborar o programa. “Sempre defendi maior interação entre o sistema Legislativo porque sei das dificuldades que as Câmaras Municipais enfrentam para se manter informadas”, salientou Riva, ao explicar que o programa Interlegis se preocupa com essa interação Estadual e Municipal.

Riva explicou que esse sistema promove maior rapidez no acesso às informações, como tramitação de projetos, aprimora o serviço parlamentar, proporciona cursos à distância, entre outras ferramentas, como o site de notícias. “O Interlegis expõe a necessidade do acesso à informação. Daí a importância em treinar as pessoas que trabalham com os parlamentares”, ressaltou Riva.

Para a diretora-geral da Câmara Municipal de Comodoro, Maria Aparecida Cavalcanti da Silva, a iniciativa é positiva. “As Casas Legislativas precisam estar preparadas para acompanhar os avanços dos trabalhos parlamentares. Por isso, é importante a realização de cursos que nos promovam treinamento com os recursos tecnológicos da informática”, avaliou.

A primeira turma do evento é composta por representantes das Câmaras Municipais de Brasnorte, Curvelândia, Lambari D’ Oeste, Juína, Araguainha, Matupá, Água Boa, Confresa, Castanheira, Jauru, Canarana, Apiacás, Jaciara, Chapada dos Guimarães, Comodoro, feliz Natal, Juruena e Colíder.

Na próxima semana será a vez dos participantes das Câmaras de Ribeirãozinho, Sapezal, Santa Carmem, Nova Guarita, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Ribeirão Cascalheira, Poxoréo, Santa Terezinha, Ponte Branca, Porto dos Gaúchos, São José do Povo, Primavera do Leste, Nova Ubiratã, Mirassol D’ Oeste, Nova Nazaré, Vila Rica e Salto do Céu.

“Estamos aprendendo a utilizar as ferramentas da informática para corresponder e otimizar informações que irão beneficiar a atuação dos vereadores nos municípios”, comemorou o representante de Matupá, Aurelino Pereira de Brito Filho.

Mais Informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553/ 613-2597/ 9982-0261/ 9972-8390


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com