Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 6 de agosto de 2003 15h25


Wilson Santos ressalta modernização da Assembléia

Entre as medidas apresentadas para Wilson Santos, o novo sistema de processos licitatórios criado pelo atual diretor-geral Nico Baracat, que eliminou o uso do dinheiro público por meio de cheques ou notas promissória

REDAÇÃO / SECRETARIA DE IMPRENSA



O deputado federal Wilson Santos (PSDB) avaliou que o controle externo das ações dos parlamentares estaduais aumentará a partir da instalação do painel eletrônico na Assembléia Legislativa. Wilson teve acesso ao trabalho de reestruturação administrativa que o Legislativo desenvolveu para dar transparência na execução orçamentária da Casa. Entre as medias apresentadas para Wilson Santos está o novo sistema de processos licitatórios criado pelo diretor-geral da Casa, o ex-deputado Nico Baracat, que eliminou o uso do dinheiro público por meio de cheques ou notas promissórias.

Para isso, Nico afirmou que incluiu o Parlamento no Sistema de Ordem Bancária Nacional (SBN) em consonância com a Lei Federal nº 866, que prevê regras na elaboração de processos de licitação para terceiros que prestam serviços a órgãos públicos no Brasil. Wilson Santos realizou visita de cortesia esta semana ao diretor-geral da Assembléia.

Para Wilson Santos, a transparência da execução orçamentária é de fundamental importância para credibilidade dos parlamentares, que também contam a partir deste semestre, com o recurso do voto eletrônico. “É um avanço significativo, porque permite a transparência do voto do deputado em plenário e mostra o grau de desenvolvimento do Legislativo nos últimos tempos”, analisou Wilson.

De acordo com Nico Baracat, os débitos do Parlamento com fornecedores e pagamento de servidores serão por meio de débitos automáticos em contas correntes. Segundo o diretor, essa foi uma das medidas encontrada para evitar a emissão de cheques ou notas promissórias nas negociações financeiras da Assembléia Legislativa com prestadores de serviços e com os alguns servidores de gabinetes. “Todos terão que ter sua própria conta bancária para receber pelos serviços prestados”, afirmou Nico.

Segundo suplente da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, Wilson Santos disse que sua contribuição será a de ficar à disposição da Assembléia Legislativa nas possíveis parcerias com o parlamento estadual, em projetos que vão propiciar a qualidade dos serviços prestados pelos funcionários que atuam na Casa Legislativa de Mato Grosso.

Capacitação

Wilson Santos demonstrou interesse em articular em Brasília, o estreitamento institucional da Escola do Legislativo e a bancada federal de deputados com outros Estados. Segundo o tucano, o objetivo é o de ampliar a viabilidade de cursos de capacitação para os servidores mato-grossenses.

“A relação entre os servidores estaduais de todo o país é importante no sentido de fazer crescer a capacidade profissional entre os Legislativos. E se já existe essa possibilidade com as Escolas dos Legislativos basta ampliar essa relação”, relatou Wilson, que admitiu estar impressionado com a informatização da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, onde ele foi deputado estadual por dois mandatos.

“Estou impressionado com o avanço que a Casa tem conquistado através de um trabalho sério da atual gestão”, afirmou.

Mais Informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2597 / 9982-0261 / 9972-8390


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com