Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 28 de maio de 2019 15h10


ASSEMBLEIA SOCIAL

Caixas de leite arrecadadas no Simpósio sobre Dislexia são entregues a 4 entidades filantrópicas

Além do Hospital de Câncer, o leite vai atender pessoas com deficiência, crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social

PRISCILA MENDES / Sala da Mulher



Da esquerda para a direita: o deputado Wilson Santos, a diretora Daniella Paula, o deputado Faissal, a nutricionista do HC Luana Demidoff, a religiosa Sílvia Bruno e o deputado Sílvio Fávero

Foto: Ronaldo Mazza

As caixas de leite foram arrecadadas como ingresso social ao IV Simpósio sobre Dislexia e repassadas para a Assembleia Social (Sala da Mulher)

Foto: Ronaldo Mazza

Mil e duzentas caixas de leite longa vida foram entregues, na manhã desta terça-feira (28), a quatro entidades filantrópicas de Cuiabá: o Hospital de Câncer, a Casa Caminho Redentor, a creche Falcãozinho e Ação Solidária Adventista (ASA). Os alimentos foram arrecadados no IV Simpósio sobre Dislexia, realizado nos últimos dias 23 e 24 de maio no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros e repassados a instituições atendidas pela Assembleia Social (Sala da Mulher).

Para o repasse dos donativos às entidades recebedoras, participaram os deputados estaduais organizadores do Simpósio sobre Dislexia, Wilson Santos (PSDB) e Sílvio Fávero (PSL), o deputado estadual Faissal Calil (PV) – representando os demais parlamentares – e a diretora do Teatro Zulmira Canavarros e da Assembleia Social, Daniella Paula Oliveira.

Irmã Sílvia Maria Bruno classificou como “providência divina” a entrega das 350 caixas de leite. Segundo a responsável pela creche Falcãozinho, o alimento já tinha acabado e estavam precisando comprar. “É uma mão que sustenta a outra”, exemplifica a ação como ato que contribui para o atendimento de 97 crianças (com idades entre oito meses a 4 anos), todas em situação de vulnerabilidade, educadas na unidade sem qualquer custo para as famílias.

O Hospital de Câncer, com relevância social reconhecida, fez um chamado pelas redes sociais justamente em função da necessidade de recolher leite. A Assembleia Social reservou, então, 500 caixas de leite. Luana Falcão Demidoff, nutricionista da unidade hospitalar, avalia o repasse como “essencial para garantir a qualidade do atendimento ao paciente”.

O deputado Wilson Santos, anfitrião do Simpósio sobre Dislexia, considera o repasse de leite como a conclusão do encontro temático, que classifica como o mais importante do país sobre o tema.

Com o ingresso social, o simpósio pode contribuir, não apenas para o fortalecimento de políticas públicas para pessoas com algum distúrbio de aprendizagem, mas também com pessoas em vulnerabilidade social. “Estamos tendo a oportunidade de fazer o bem e a boa Política, com pê maiúsculo”, discursou, registrando que 15 a 20% dos brasileiros têm transtorno de aprendizagem (incluindo TDAH, autismo, etc.), mas podem alcançar grande sucesso, a exemplo de Steve Jobs e Albert Einstein, ambos disléxicos.

Fávero registrou estar muito feliz com o resultado do simpósio e com o exercício de contribuir com políticas públicas e disse se nortear pela filosofia de “fazer ao próximo o que deseja a si mesmo”. “Essa é a verdadeira política: olhar os anseios da população”, completa o deputado Faissal.

“Eu sempre ressalto que o nosso trabalho é de formiguinha, o grande trabalho é de vocês”, agradece Daniella Paula, se referindo às entidades filantrópicas. “A ação de hoje nos deixa felizes de tantas maneiras, pois junta muita coisa boa: o alcance das pessoas a um debate tão significativo, o ingresso acessível, a arrecadação para quem mais precisa”, resume.

A Casa Caminho Redentor, que abriga pessoas com deficiência, recebeu 150 litros de leite; e a ASA, que promove mutirões sociais, recebeu 200 caixas. Ambas se organizaram para retirar os mantimentos em outro horário.


Sala da Mulher

Telefone: (65) 3313-6994


Associadas


Galeria de Imagens