Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 24 de outubro de 2016 11h44


ESPETÁCULO

Cerca de três mil pessoas prestigiam o 8º Humor do Mato

De quinta a domingo, o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros foi palco de uma bem-humorada maratona

LORENZO FALCÃO / ASSESSORIA DO TEATRO ZULMIRA CANAVARROS



"Humor do Mato" contagiou a plateia nesta sexta, no Zulmira Canavarros (Foto: JLSiqueira/ALMT)

Foram quatro dias de intenso movimento. A tônica dessa agitação toda, que mobilizou cerca de três mil pessoas, foi o humor. O bom humor, melhor dizendo. E o centro das atenções, o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

O local foi sede da oitava edição do Humor do Mato, organizado pela dupla Nico e Lau, ou Lioniê Vitório e Justino Astrevo, respectivamente. O Legislativo de Mato Grosso sediou o evento e também o apoiou. Não, nada de ingresso cobrado em dinheiro. O ingresso social custou dois quilos de alimentos não perecíveis, por pessoa. Um valor razoável em tempos de crise.

Matemática simples e direta. Cerca de seis toneladas de alimentos foram arrecadados ao longo dos quatro dias de espetáculos. "Vamos distribuir esses alimentos entre quatro instituições filantrópicas. A Assembleia participou de uma iniciativa com forte apelo social e tudo transcorreu conforme o que planejamos", destacou Izaura Ribeiro, da Sala da Mulher, o setor do Poder Legislativo de MT que coordena as ações sociais da Casa.

"Estamos comemorando o sucesso deste Humor do Mato juntamente com a Assembleia Legislativa, nossa parceira neste empreendimento cultural", ressalta Justino Astrevo, da Nico e Lau Produções. "Tivemos um público ótimo e que lotou as dependências do Teatro Zulmira. Se o público se divertiu e gostou do que viu, imagine os artistas que participaram?", diagnosticou Justino, o Lau.

O 8º Humor do Mato foi concebido pelo Instituto Leverger e integra o Circuito de Festivais, apoiado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, que leva artes cênicas, através de eventos, para várias regiões mato-grossenses. O grande público que se divertiu bastante e a reação positiva de todos os envolvidos neste Humor do Mato apontam para o êxito de uma iniciativa que foi concebida e desenvolvida de forma profissional e com resultados sociais impactantes.

Eri Johnson, Pitu e Alma de Gato encerram "8º Humor do Mato" (Foto: JLSiqueira/ALMT)

Os espetáculos

Artistas comediantes que despontam no cenário nacional e também os humoristas regionais, além de entreter a plateia, tiveram a chance de intercambiar seus talentos, somando experiências. 

Quem atua nas artes cênicas sabe bem dos desdobramentos necessários para trabalhar com humor. E o humor, a graça, o riso, é algo diferente para cada pessoa. A diversidade da oferta no Humor do Mato pode ser apontada, também, como um dos destaques da programação oferecida.

Pedro Manso abriu as atrações nacionais no primeiro dia, com um grande naipe de imitações e explorando a musicalidade. A pegada musical foi a tônica de Maloka que, com seu violão, destrinchou uma seleção de músicas, através de paródias e releituras, esbanjando o bom humor. Nerso da Capetinga, humorista experiente, replicou o seu estilo e conquistou o público. O monólogo de humor do ator Eri Johnson fechou, com talento, as atrações nacionais.

Artistas de MT

O ator Maurício Ricardo, na pele da personagem Taty Baracatty, abriu o leque do humor regional, sendo seguido pelos anfitriões do festival de risos, Nico e Lau, que brilharam no primeiro dia. 

No segundo dia, André D´Lucca reencarnou os tipos cuiabanos criados por Liu Arruda, acompanhado pelo violão de Henrique Maluf. Romeu Lucialdo, com o seu espevitado Totó Bodega, sacudiu o público, precedendo a revelação recente do humor regional, o ator Kleber Borges, que levou à cena o personagem Creissiewerson.

Penélope e Xô Dito, dupla de tipos cuiabanos encarnada por Eduardo Butakka e Thiago Mourão, respectivamente, subiram ao palco no terceiro dia. Também nessa data veio o humor de Benedita Fátima da Silva, com a sua personagem Bastiana Cacerense, porque o humor mato-grossense não se reduz somente a capital do Estado.  

Fechando esta edição do Humor do Mato, no quarto dia, o Alma de Gato, grupo de cantores que jamais se furtou fazer graça, fez muito sucesso. E Vital Siqueira, vulgo Comadre Pitu, cheia dos trejeitos regionais, foi a última atração prata da casa da jornada de risos.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com