Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 31 de agosto de 2016 18h04


EDIÇÃO 2016

Cine Social diverte e emociona idosos e crianças

Durante três dias, o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros promoveu a democratização do acesso à cultura

LORENZO FALCÃO / ASSESSORIA DO TEATRO ZULMIRA CANAVARROS



Cine Social no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros (Foto: Marcos Lopes/ALMT)
Chegou ao fim, na tarde desta quarta-feira (31/08), a edição 2016 do Cine Social, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. E termina com aquele gostinho de "quero mais", pelo menos se depender da opinião de quem participou do projeto.
 
Idealizado e coordenado pela Sala da Mulher, o setor da Assembleia Legislativa cujo foco é a ação social, o projeto Cine Social trabalha a inclusão através de uma oferta cultural democrática. 
 
O projeto disponibiliza a idosos e/ou crianças, normalmente, amparados por programas sociais, a exibição grátis de filmes selecionados criteriosamente. Prestes a completar 90 anos, Antônia Morais Araújo, veio para Cuiabá há 29 anos, de São Paulo. "Já fazia um bom tempo que não curtia o escurinho do cinema", brincou. 
 
"Acho que já faz uns 50 anos que eu não entrava num cinema", disse Antônia e, indagada sobre qual parte do filme mais gostou, respondeu de imediato: "Foi a hora do beijo". Ela é moradora do bairro Jardim Vitória, em Cuiabá.
 
Antônia e cerca de mais 300 contemporâneos seus assistiram a "Candinho", filme brasileiro de 1954 estrelado por Mazzaropi, trazendo no elenco também nomes como Ruth de Souza e Adoniran Barbosa.
Cine Social no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros (Foto: Marcos Lopes/ALMT)
 
Se Antônia voltou a uma sessão de cinema após meio século, na plateia, teve gente que foi pela primeira vez. "Gostei muito", disse Aureliano Gomes de Amorim, 80 anos, do bairro Paiaguás, em Cuiabá. Ele experimentava pela primeira vez a sensação do "escurinho do cinema". "Achei muito bonito e alegre", disse José Pedro Almeida, 84 anos, de Várzea Grande. Não foi esta a primeira vez que Pedro  compareceu a uma sessão de cinema: "foi a segunda", justificou.
 
Se a turma da melhor idade se encantou com o humor ingênuo de Mazzaropi, figura ícone da história do cinema brasileiro, os baixinhos e baixinhas que usufruiram do Cine Social também se deleitaram com "O Bom Dinossauro", animação estadunidense selecionada para as crianças.
Cine Social traz estudantes de Várzea Grande ao Teatro Zulmira Canavarros (Foto: JLSiqueira/ALMT)
 
"Fiquei triste e chorei na hora em que o dinossauro perdeu o pai dele", disse Evelin Ferreira, 9 anos, do bairro Vitória Régia, de Várzea Grande. "O Bom Dinossauro" é uma produção que envolve emocionalmente ao evocar valores positivos nas relações entre os seres vivos. Também com 9 anos, Maria Luiza foi outra menina a se emocionar: "Gostei quando o menininho encontrou a família e abraçou sua mãe", disse a menina do bairro Santa Maria 2, em Várzea Grande.
 
Para a última sessão - quarta-feira (31/08) - foi reservada uma outra animação: "Divertidamente" (EUA), produção de 2015. Conta a história de uma garotinha de 11 anos, às voltas com várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza.
 
A abertura do Cine Social - 2016 aconteceu na tarde de segunda-feira (29/08), com a presença da presidente de honra da Sala da Mulher, Maria Teresa Maluf, que agradeceu o empenho de todos os responsáveis pelas instituições envolvidas. Também estavam presentes Grhegory Maia, procurador da Assembleia Legislativa, e Vanessa Navarro, representando o Centro de Referência e Assistência Social de Várzea Grande.
 
O Cine Social cumpriu suas metas de democratização do acesso à cultura, privilegiando um público que muito raramente tem acesso a um programa cultural de qualidade. As crianças e idosos que participaram das sessões e assistiram aos filmes receberam um lanche e uma camiseta divulgando o projeto, além do transporte gratuito até o teatro. 
Cine Social traz estudantes de Várzea Grande ao Teatro Zulmira Canavarros (Foto: JLSiqueira/ALMT)

Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com