Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 21 de outubro de 2015 19h52


CULTURA

“Cine Social” trouxe jovens de Cuiabá ao Teatro Zulmira Canavarros

Hoje, na segunda edição do projeto desenvolvido pela Sala da Mulher em parceria com a prefeitura e empresas, 400 jovens assistiram “A Montanha Enfeitiçada” no espaço cultural da Assembleia Legislativa

HAROLDO ASSUNÇÃO / ASSESSORIA DO TEATRO ZULMIRA CANAVARROS



Cine Social. (Foto: Angelo Varela/ALMT)

Na tarde desta quarta-feira (21), do Distrito de Nossa Senhora da Guia, distante 28 km da capital,  e de Cuiabá vieram crianças e adolescentes para conhecer o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros e assistir ao filme “A Montanha Enfeitiçada” (EUA/2009).

A projeção marcou a segunda edição do “Projeto Cine Social”, idealizado pela Sala da Mulher da Assembleia Legislativa e desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) de Cuiabá, em parceria ainda com três empresas – Transrodex Transportes, que fez o traslado dos jovens; Supermercados Comper, que  forneceu os lanches, e Casablanca Locadora de Vídeos, que cedeu o filme para exibição.

Na primeira edição, que aconteceu na manhã do dia 9 de setembro, a Casa recebeu 400 idosos participantes de projetos sociais na capital para assistir ao filme “O curioso caso de Benjamin Button” (EUA-2008).

Desta vez, o público foi de crianças e adolescentes que participam do Pró-Jovem em Cuiabá. Dos 400 participantes, 50 jovens vieram do Distrito da Guia; também assistiram o filme meninos e meninas dos bairros Novo Paraíso 2, Jardim União, Planalto, Jardim Imperial, Pedregal, CPA, Jardim Araça, Colorado, Getúlio Vargas, Praeiro, Dom Aquino, Nova Esperança e Tijucal. 

O evento contou com a presença da presidente de honra da Sala da Mulher, Maria Teresa Maluf. Ela destacou a importância do projeto “por promover a inclusão social e o crescimento intelectual, cultural destas crianças que não têm muitas oportunidades de lazer em seu cotidiano”. “E nos dá uma satisfação sem igual ver a alegria estampada nos olhos deles”, emocionou-se.

Presidente de honra da Sala da Mulher, dona Maria Teresa Maluf, se emociona ao falar sobre o Cine Social. (Foto: Angelo Varela/ALMT)

De fato, o Teatro Zulmira Canavarros transbordava o clima de felicidade entre os jovens que participaram desta segunda edição do “Projeto Cine Social”.

“Nunca fui ao cinema, estou muito contente de ter vindo e quero voltar outras vezes”, exaltou-se Marcos Rafael de Souza, 13, que veio do bairro Novo Paraíso 2.

Ana Clara Marques Molina, 11, veio do Distrito de Nossa Senhora da Guia e também não escondeu sua alegria. Contou que já havia ido ao cinema. “Mas não é sempre que a gente tem essa oportunidade; gostei muito, o Teatro Zulmira Canavarros é muito bonito e confortável”, elogiou. “Quero assistir outras apresentações, sempre que puder”.

A orientadora social Marilene dos Santos Aires, que acompanhou as crianças da Guia, também não poupou comentários positivos sobre a iniciativa da Sala da Mulher. “É um projeto excelente, quando a gente falou pras crianças que iriam ao cinema, para a maioria delas parecia um sonho”.

O FILME – “A Montanha Enfeitiçada” (Race to Witch Mountain / EUA-2009) é continuação de outra película dos estúdios Walt Disney, “Escape to Witch Mountain” (1975), baseado no livro homônimo publicado por Alexander Key em 1968. O filme é dirigido por Andy Fickman e estrelado por Dwayne Johnson, AnnaSophia Robb, Alexander Ludwig, Ciáran Hinds e Carla Gugino. É um ‘thriller’ de ficção e suspense que tem como pano de fundo a invasão alienígena à Terra, agentes secretos e dois adolescentes filhos de cientistas dispostos a salvar o planeta, fórmula perfeita para a ávida imaginação da garotada. Prova disso foi a retumbante bilheteria do filme, que custou US$ 50 milhões e rendeu quase o triplo, embora a crítica de cinema não o tenha recebido assim tão bem.

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com