Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 3 de setembro de 2015 10h46


CULTURA

Concerto Lírico Italiano lota Teatro Zulmira Canavarros

Cuiabá recebeu a quarta apresentação da orquestra que, em turnê, deve percorrer sete municípios mato-grossenses com o apoio da Assembleia Legislativa

JOSÉ LUIS LARANJA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Concerto Lírico Italiano (Foto: Ronaldo Mazza/ALMT)

O Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros da Assembleia Legislativa ficou completamente lotado durante a apresentação, na noite dessa quarta-feira (2), do Concerto Lírico Italiano- que reuniu cantores líricos e a Orquestra Sinfônica Jovem de Mato Grosso.

O espetáculo homenageou a colônia italiana de Mato Grosso com o espetáculo pelos 100 anos de nascimento dos cantores Frank Sinatra e Edith Piaf, ambos descendentes de italianos. O evento tem o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. 

“Foi uma apresentação maravilhosa, que encantou os presentes. Essa é uma forma de homenagear a colônia italiana que reside em Cuiabá, pois é importante incentivar as culturas em nosso estado. Entendo que em cada região de Mato Grosso, onde  se desenvolveu o agronegócio, há imigrantes italianos trabalhando para alavancar o estado”, definiu o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Ondanir Bortolini, o Nininho (PR).

Cuiabá recebeu a quarta apresentação dos cantores que, em turnê com a orquestra, percorrerá sete municípios mato-grossenses. A primeira apresentação foi realizada em Rondonópolis. A segunda, em Primavera do Leste e a terceira, em Campo Verde. Amanhã, sexta-feira, dia 4, será a vez de Nova Mutum e, no domingo (6), a apresentação será em Lucas do Rio Verde. Fechando as apresentações, Alta Floresta recebe o concerto no dia 8 (terça-feira).

As apresentações em Mato Grosso resgata as raízes italianas no Brasil e acontece há dez anos pelo país. “Mostramos um pouco da nossa cultura, que é forte no Brasil. Em todos os eventos sentimos o interesse desses descendentes em prestigiar as apresentações”, afirmou a cantora Marguerite Buri.

O diretor do Instituto Italiano em São Paulo, Renato Poma, ficou surpreso com a receptividade proporcionada pelos cuiabanos na apresentação.

“Observamos que, além das pessoas sentadas nas cadeiras, havia também outras em pé e, ainda, uma grande parte sentada no chão, presenciando nosso espetáculo. Foi formidável”, desatacou Poma.

O deputado federal Adilton Sachetti (PSB) falou da importância de eventos como estes, que resgatam a história de colônias que ajudaram no desenvolvimento do país. Para o parlamentar federal, a parceria entre a Assembleia e o Circolo Italiano foi fundamental para lembrar um pouco das tradições daquele país.

“É motivo de muito orgulho a difusão da cultura italiana em Mato Grosso e a Assembleia deu um passo importante nessa parceria de divulgação”, afirmou.

De acordo com o presidente da Associação Circolo Italiano, Mário Buri, a colônia tem entre 25 e 30 milhões de descendentes vivendo no no Brasil, e a parceria cultural entre os governos de Mato Grosso e da Itália começa a mostrar os primeiros sinais positivos dessa união.

“Essa foi a quarta apresentação em Mato Grosso, todas com sucessos incríveis. Isso demonstra o interesse pelo nosso trabalho, e o nosso grupo está fascinado pelo apoio da Assembleia e interesse total das pessoas”. (Colaborou Márcia Martins) .

 

 

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens