Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 5 de maio de 2016 19h16


CELEBRAÇÃO

Escola de Formação Superior de Praças celebra 43 anos

A solenidade homenageou 150 pessoas que fizeram parte da escola como ex-comandantes, professores e técnicos

ALLINE MARQUES / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Formatura de Policiais Militares (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

Em comemoração aos 43 anos da Escola Superior de Formação de Praças da Polícia Militar de Mato Grosso, foi realizada uma solenidade para homenagear personagens importantes na história  da instituição e também autoridades mato-grossenses. O evento aconteceu no fim da tarde desta quinta-feira (5), no Teatro Zulmira Canavarros, Assembleia Legislativa, com a presença da corporação.

Um dos homenageados foi o deputado Coronel Pery Taborelli (PSC), que destacou a importância da capacitação constante dos policiais e ainda, do fato do Estado ter uma escola que ofereça não só a formação dos praças, mas curso de nível superior. Na cerimônia dessa quinta-feira (5) foi celebrada a formatura de 700 agentes como tecnólogos de segurança pública.

“Em outras épocas, os policias eram obrigados a se formar em outros estados. Na década de 1950 chegamos a ter o curso de formação, mas depois tivemos de voltar a formar PMs fora. Somente em 8 de maio de 1973 é que foi criado o Centro Integrado de Formação, hoje transformado na Escola Superior de Formação de Praças”, relatou o parlamentar.

O major Bruno Marcel Souza explicou que a escola forma hoje soldados, cabos, sargentos, além de oferecer estágio. Na cerimônia, 150 pessoas que fizeram parte da escola, como ex-comandantes, professores e técnicos, além do deputado e o governador Pedro Taques (PSDB)- representado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques-, foram destacados com honraria militar.

Os agraciados receberam moções de aplausos e ainda a estatueta “Policial do Futuro”, que representa o aluno em formação na academia.  O major, durante a cerimônia, apresentou ainda a Revista Esfap- material que resgata a história dos 43 anos da instituição, desde a transição do curso médio à transformação em Escola Superior Militar.

A Esfap é comandada pelo tenente-coronel Sebastião Carlos da Silva, sob o lema de compromisso da Polícia Militar com a política de cidadania e direitos humanos. A instituição, polo Cuiabá, tem 730 policiais em formação, alunos que a partir de setembro estarão na função de soldados, atuando nas ruas de Cuiabá e Várzea Grande.

“Estamos pautados na importância do princípio formativo. Formamos soldados, que é o ponto inicial na carreira, e temos a preocupação de atender os anseios da sociedade- que cada vez nos cobra mais. Temos de ser agentes transformadores e garantidores dos direitos humanos e cidadania”.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens