Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 3 de novembro de 2015 16h18


MÚSICA ERUDITA

Hoje à noite tem Coral e Orquestra Primeira Ciranda no Teatro Zulmira Canavarros

Jovens artistas apresentam repertório eclético em concerto no espaço cultural da Assembleia Legislativa; espetáculo aberto ao público

HAROLDO ASSUNÇÃO / ASSESSORIA DO TEATRO ZULMIRA CANAVARROS



Intituto Ciranda apresenta Coral Primeira Ciranda e Orquestra Primeira Ciranda (Foto: Instituto Ciranda)

O “Instituto Ciranda Música e Cidadania” realiza hoje à noite, às 20h, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, concerto simultâneo de orquestra e coral – os grupos “Primeira Ciranda”.

Sob a regência dos maestros Abner Rôa e Jorge Moura – estreante na batuta -, a Orquestra Primeira Ciranda apresentar-se-á composta por naipes de cordas (vinte músicos ao violino, dois à viola clássica, seis ao violoncelo e outros dois ao contrabaixo acústico) e sopro (dois ao fagote, três ao trompete, quatro à flauta transversal, cinco ao saxofone, seis ao clarinete), além de um percussionista. Regido pela maestrina Lígia Alves, o Coral Primeira Ciranda é composto por 22 crianças e adolescentes – 19 vozes femininas, três meninos. A orquestra apresenta “Ciranda Mundo” e o coral, “Ao redor do Mundo”.

Conforme Lígia Alves e Jorge Moura – ambos da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de Mato Grosso, ela claronista, ele violoncelista - que dirigem o trabalho de formação musical com os grupos “Primeira Ciranda”, os concertos têm mais que finalidade artística – principalmente, didática.

“É o primeiro contato deles com o palco, com a organização de uma sinfônica, é o primeiro estágio para seguir um maestro”, assinala Jorge Moura. “A gente faz um trabalho de musicalização com as crianças, a fim de prepará-las para tocar em conjunto, cantar em conjunto”, completa a maestrina.

REPERTÓRIO – As peças que serão executadas no concerto desta noite propõem uma “viagem musical pelo mundo”, explicam Jorge e Lígia. “Para o coro, selecionamos peças folclóricas e tradicionais; começaremos com um tema africano, depois ‘vamos’ para a Europa, com obras da Itália, França, Inglaterra e Portugal, aí à Hungria, ao Japão, voltamos ao Brasil e encerramos em Israel”, adianta a regente. Detalhe: à exceção da peça húngara, todas as demais serão interpretadas nos respectivos idiomas. Da mesma forma, as obras que serão executadas pela orquestra transitam por diversos países e ritmos tradicionais, da valsa ao tango, passando pelo clássico de cinema “Edelweiss” – tema do musical “A Noviça Rebelde” (EUA-Reino Unido/1965) -, encerrando com “Ode à Alegria”, tema da imortal Nona Sinfonia do célebre surdo-músico Ludwig van Beethoven, em arranjo especial para os instrumentistas neófitos.

INSTITUTO CIRANDA - Idealizado pelo hoje titular da Secretaria de Estado de Cultura, maestro Leandro Carvalho – principal regente da Orquestra Sinfônica do Estado de Mato Grosso -, o “Instituto Ciranda Música e Cidadania” nasceu em 2003 e, de então a agora, formou musicistas “à ufa”, como diz o bom cuiabano, além de revelar talentos mundo afora.

É o caso da violinista Lindi Mariana que, após ter se destacado em apresentação na mineira Poços de Caldas, foi convidada para festival de música em Praga, capital da República Checa. Ao violoncelo, Rafaela Albuquerque despertou os experientes ouvidos de maestros búlgaros e foi para Sófia.

Hoje, sob a direção do maestro Murilo Mendes, além do Coral e Orquestra Primeira Ciranda, o Instituto mantém a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de Mato Grosso, carro-chefe do excepcional trabalho artístico e social desenvolvido pela instituição.

SERVIÇO

O QUE: Concerto simultâneo da Orquestra Primeira Ciranda e Coral Primeira Ciranda

ONDE: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros

QUANDO: Hoje (03), a partir das 20 horas

QUANTO: Entrada franca, até o limite de capacidade do Teatro


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens