Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 3 de novembro de 2022 10h50


SARAU LUCIENE

Luciene Carvalho é homenageada em sarau em Cuiabá neste sábado

A atividade artístico-cultural é o novo projeto da Assembleia Social; a entrada é gratuita

PRISCILA MENDES / Assembleia Social



Foto: KAREN MALAGOLI / ALMT

Poesia, dramaturgia, música, performance são algumas das expressões artísticas de Luciene Carvalho, que escolheu a ‘palavra’ como ofício. Nascida em um Mato Grosso ainda unificado, em Corumbá, é cuiabana desde 1974 e a primeira mulher negra e periférica a compor a Academia Mato-grossense de Letras.

Tamanha a sua representatividade que é a homenageada para a nova ação cultural da Assembleia Social (Coordenadoria de Integração, Cidadania e Cultura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso): o Sarau Luciene Carvalho, com primeira edição neste sábado (5), a partir das 18h30, no Quilombo de Quintal, na Rua Feliciano Galdino, 734, bairro Porto, em Cuiabá, com entrada gratuita.

O local é a própria casa de Luciene Carvalho, um dos característicos quintais cuiabanos, onde ela e os seus estabeleceram quilombo: espaço de acolhida, de fortalecimento e de união de pessoas pretas, pobres, artistas. O bairro não poderia ser mais poético: Porto tem dimensão histórica, é chegada e comunicação (pelos rios) e representa colo, tranquilidade, repouso.

Para receber o público, haverá uma performance que mescla as poesias de Luciene Carvalho com as músicas interpretadas por Rita Cássia e Matheus Farias. Em seguida, o microfone fica aberto para quem quiser apresentar sua arte (música, poesia, teatro, dança...). Comidas e bebidas serão vendidas por microempreendedores da região.

“Eu sempre vejo o quanto a poesia é plástica e agora ela vai tomar forma de um quintal de acolhimento. Eu estou muito completada quando eu vejo o lugar de meus ancestrais virando espaço de acolhimento de amantes da poesia. Eu queria muito que o quintal fosse um 'quintal', que não tivesse demasiada maquiagem, que fosse tudo muito verdadeiro e que as pessoas possam usufruir um espaço do tempo, de uma cultura, de uma arte que tem sabor próprio”, reflete Luciene sobre o evento, bastante emocionada. 

Sarau é atividade milenar que agrega reunião, troca de experiências e muita arte. Alguns estudiosos apontam que a origem da palavra venha do francês soirée (reunião noturna), do latim serotinus (pela tarde) ou do galego serao (anoitecer). Por isso, a escolha do horário do 1º Sarau Luciene Carvalho, ‘de noitinha’, às 18h30.

A iniciativa é da Assembleia Social, coordenadoria da ALMT que visa promover ações de resgate da cidadania e de incentivo à cultura. O novo projeto atende a alguns objetivos do setor, como valorização à produção cultural mato-grossense, formação de plateia e acesso popular a atividades artísticas. “Luciene Carvalho é a própria poesia. Sua forma de ver o mundo, sua defesa, o afeto, a beleza e a riqueza oferecem para nós todos um transbordamento poético. E que honra a nossa de reconhecer essa gigante em vida e contribuir para que as pessoas possam enxergar o mundo através das lentes da arte”, comenta Daniella Paula Oliveira, coordenadora da Assembleia Social.

 

A homenageada

Luciene Carvalho é poeta nascida em Corumbá (MS) e tem 14 livros publicados, a maioria de poesias. Foi eleita e empossada na Academia Mato-grossense de Letras em 2015, cerimônia com grande participação de jovens negros das artes de rua.

A multiartista é também diretora de Teatro, formada pela MT Escola de Teatro (Unemat, campus Cuiabá), é personagem de uma cinebiografia da cineasta Juliana Curvo (Luciene, MT, 2020, 73 minutos), gravou um CD de poesia declamada dialogando com o rap, tem algumas publicações, experimentou parcerias de artes visuais, inspirou espetáculos de dança e de teatro, é tema de pesquisas acadêmicas, entre outros registros artísticos ou científicos.

 

Serviço:

1º Sarau Luciene Carvalho - Performance com poesias de Luciene Carvalho e música com Rita Cássia e Matheus Farias

Após apresentação, palco aberto

Data: 5 de novembro, a partir das 18h30

Local: Quilombo de Quintal (Rua Feliciano Galdino, 734, bairro Porto, Cuiabá)

Entrada gratuita


Assembleia Social

Telefone: (65) 3313-6994


Associadas


Imagens