Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 9 de dezembro de 2015 13h42


ARTE E SOLIDARIEDADE

Noite Cultural une arte e solidariedade em espetáculo marcante

Evento foi o presente natalino da Assembleia Legislativa e Sala da Mulher ao povo mato-grossense

MARIA NASCIMENTO TEZOLIN / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Natal Cultural (Foto: Angelo Varela/ALMT)

O Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros recebeu cerca de 600 pessoas na noite dessa terça-feira (8.12), quando a Assembleia Legislativa entregou um presente mais que especial à sociedade mato-grossense.  A “Noite Cultural” reuniu corais, música popular brasileira, chorinho e um pitada de humor. Tudo com um significado muito especial: a solidariedade. Através da arrecadação de alimentos, o evento vai suprir a fome de pessoas carentes nas festividades natalinas.

“Agradeço a presença e a colaboração de todos. São parcerias que nos possibilitam atender e fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Se não fosse essa atitude solidária de quem atendeu ao nosso convite,  essas pessoas não teriam o que colocar na mesa neste final de ano. Vamos ajudar no Natal e em 2016”, disse a presidente de Honra da Sala da Mulher, Teresa Maluf.

Natal Cultural (Foto: Angelo Varela/ALMT)

O presidente da Assembleia, Guilherme Maluf, avaliou: “Este evento fechou o ano de muito trabalho, com apresentações de artistas regionais, com a participação de servidores, colaboradores e a população. Acredito que soubemos utilizar o teatro com maestria, não tenho dúvida de que se tornou um braço artístico e cultural do Poder Legislativo, trazendo espetáculos, valorizando artistas locais, colocando o estado no cenário nacional, cumprindo o seu papel de fornecer cultura democrática para aqueles que são os donos dele, a população.

Já o parlamentar Wilson Santos falou da noite “memorável, fantástica, bem composta com músicas de cantores da terra e que já têm destaque nacionalmente como Ana Rafaela, o requinte da banda de música da Polícia Militar, MPB de nível, o chorinho de Raoni Ricci e Marcelo Beleza Pura, acompanhados pela banda de choro da PM, e uma mostra do humor com Almerinda e a comadre Pitu, personagens reconhecidos, tudo bem preparado, e ainda a arrecadação de alimentos, a Sala da Mulher e o teatro estão de parabéns”.

Natal Cultural (Foto: Angelo Varela/ALMT)

Para o deputado Baiano Filho, “foi um espetáculo eclético, uma noite maravilhosa. A AL está de parabéns porque essa noite trouxe o melhor da cultural tradicional com os corais, com a banda da PM e um show de quem já foi reconhecida nacionalmente, que é a Ana Rafaela. A AL, através da Sala da Mulher agora oportunizando uma noite maravilhosa de grande espetáculo e gratuitamente para a população que ainda teve a oportunidade de ser solidária doando 2 quilos de alimentos, que vão ajudar alguém neste Natal”.

A cuiabana Rosemeire Auxiliadora de Deus estava feliz ao término do evento. “Foi a primeira vez que assisti a um espetáculo aqui nesse teatro e estou emocionada porque a  Sala da Mulher trouxe um espetáculo diferente com muitas atrações. Foi bom unir diversão e solidariedade e acho que em 2016 poderia haver muitas noites como essa. Realmente foi um presente”.  A publicitária Marinete Rondon disse “achei muito interessante, isso nos aproxima da cultura dos artistas locais. Estou agradecida pela atitude da Assembleia Legislativa, estão de parabéns”.

A noite cultural do teatro Zulmira Canavarros teve apresentação dos corais da Assembleia Legislativa e da Prefeitura de Cuiabá, regidos pelo maestro Carlos Taubaté; coral da terceira idade da UFMT,  sob regência de Yasmim Miranda; MPB com Ana Rafaela;  choro e samba com Raoni Ricci e Marcelo Beleza Pura, acompanhados pela banda de choro da PM (Polícia Militar); Banda da PM, e humor com o encontro da Almerinda e comadre Pitu, com a participação especial de Lorenzo Falcão.

O ator Bruno D´Lucca, que criou e interpreta a socialite Almerinda Lowsbi, disse que o teatro Zulmira Canavarros é um divisor de águas na nossa cultura mato-grossense. “Está acontecendo um lampejo”, afirmou ao ser questionado sobre se o teatro influenciou o empresariado local a acreditar mais nos trabalhos dos nossos artistas. Sobre a noite cultural, ele avaliou: “feliz, muito feliz, e eu estou também feliz porque está prestigiando nossa cultura local, é uma honra ser ‘convidada’”.

A servidora da Assembleia Legislativa Maria Helena de Figueiredo estava impressionada. “Noite maravilhosa. Estou impressionada porque gostei de tudo, mas o que mais me impressionou foi a Banda da PM, que nos fez reviver Roberto Carlos e grandes canções. É realmente um presente para quem passou o ano trabalhando. Já a doceira Benedita Ferreira Barroso resumiu: “ótimo, estive aqui ao longo do ano e a noite de hoje foi um conjunto de tudo que vimos no ano e uma valorização dos nossos artistas.”

Segundo o coordenador do teatro, Lorenzo Falcão, em 2015 o teatro ofertou mais de 120 apresentações, que trouxeram ao teatro cerca de 70 mil pessoas. Já ontem, mais de 100 artistas estiveram no palco. Muitos dos 120 eventos fomentaram a prática da solidariedade e arrecadaram alimentos, que foram e serão doados a entidades filantrópicas e ao Núcleo de Ações Voluntárias (NAV), coordenado pela primeira-dama do Estado, Samira Martins, e à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, para contribuir com o projeto “Natal para todos”.  

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens