Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 5 de setembro de 2016 12h55


ARTES

Plateias aprovam espetáculos 'Ambição loira' e 'Aluga-se'

Música e encenação movimentaram o fim de semana no Teatro Zulmira Canavarros

LORENZO FALCÃO / ASSESSORIA DO TEATRO ZULMIRA CANAVARROS



Dois espetáculos bastante diferenciados no fim de semana do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. Um show que explorou o universo drag queen, com muita música e dança; e uma dramaturgia centrada na vida de um garoto de programa, baseada em fatos reais. 

Com produção e direção de André D´Lucca, "Ambição loira", espetáculo de sábado, traz a drag queen Sarah Mitch, interpretada por Junio Ribeiro, ao centro de um elenco formado por mais de vinte pessoas. São dançarinos, cantores, outras drags e até uma atriz mirim. Muita luz, dança, música, dezenas de figurinos, perucas e mais perucas, quilos de maquiagens e todo aquele glamour exagerado. 

O show levou cerca de 450 pessoas ao Teatro Zulmira e a plateia interagiu várias vezes ao longo da apresentação. Após os primeiros 20 minutos de cena, Sarah dirigiu-se ao proscênio e, bem humorada, fez uma sondagem para distinguir os diferentes grupos que formavam a plateia, segundo a orientação sexual. A plateia correspondeu à provocação e, em seguida, disse Sarah:

“Gente, eu selecionei de acordo com a orientação sexual, mas, para mostrar a vocês que não devemos selecionar. O público é um só...!!!” (e dá-lhe aplausos).

Já no domingo foi a vez do espetáculo "Aluga-se", uma combinação de audiovisual e teatro, com André D´Lucca no palco, contracenando com imagens projetadas, nas quais desfilam uma enormidade de tipos que, de uma forma ou de outra, têm alguma espécie de relação com o tema central da montagem: um garoto de programa.

O espetáculo é baseado em fatos reais e foi concebido após aproximadamente dois anos de pesquisas sobre a temática. 

A apresentação não recebeu grande público, principalmente, devido ao frio que espantou os cuiabanos, um povo que não costuma botar a cara pra fora de casa quando acontece essa "viração de tempo".

Público pequeno, porém quem assistiu gostou do que viu. "Aluga-se" aconteceu através de parceria entre André D´Lucca e a Sala da Mulher, o setor da Assembleia Legislativa que coordena ações e estratégias voltadas para as finalidades sociais.

Plateias aprovaram – Uma sondagem junto ao público de sábado, que assistiu a "Ambição loira", revelou unanimidade positiva em relação ao show: "Gostei muito e achei um tema pertinente à sociedade atual. Me pareceu um espetáculo bem ensaiado e bem encenado", avaliou o professor Arthur Santana.

Bruno Kim Cesar, engenheiro de software que vive em Belo Horizonte, de passagem por Cuiabá, veio assistir ao show das drags queen. E gostou: "Uma produção fantástica, coisas diferentes, um show muito dinâmico. Sarah é muito talentosa e acho que mais pessoas precisam ver esse espetáculo", sugeriu.

"Gostei muito", foi logo dizendo a empresária Débora Frizon, que não conseguiu tirar os olhos do palco. "Reparei que muita gente da plateia, assim como eu, ficou grudada o tempo inteiro no palco", disse. Ela também mencionou a força da mensagem transmitida pelo show, que a levou às lágrimas em várias passagens.

"Gostei muito. Um musical com uma história bem contada por trás". A definição é de Cleiton Diniz, servidor público, que se surpreendeu com o requinte da produção. "Muito bem elaborado...", concluiu.

Se "Ambição loira" obteve a aprovação da plateia, "Aluga-se" não deixou por menos. "Eu gostei bastante. É uma peça crítica e traz muitas informações", disse a professora Tatiane Chupel. Ela destacou aspectos como a abordagem do preconceito e a importância que conhecer o espetáculo reserva a quem trabalha com educação.

Para a estudante Miriam Alves Mendes, "às vezes a gente tem que ver essas coisas". Ela referiu-se ao tema da peça, que é a vida de um garoto de programa, um assunto tabu e desconfortável para muitas pessoas. Não para ela: "Gostei da história de misturar audiovisual com teatro e não me senti desconfortável em relação ao tema", garantiu.

"Uma crítica social importante. Um tapa na cara. Adorei...". A experiência de "Aluga-se" foi definida dessa forma por Asminy Glória do Prado, profissional liberal. Ela se disse atenta à temática explorada e achou a abordagem bastante fiel. 

O servidor público Ivan Barros garante que é um espetáculo que merece ser visto por todos. "É uma peça que nos prende a atenção e não é nem um pouco cansativa. Além do que, é importante pensar sobre isso", finalizou.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens