Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 10 de julho de 2015 11h02


LANÇAMENTO

Projeto Rondon vai atender 15 municípios em Mato Grosso

O projeto, que será lançado, nacionalmente neste sábado (11), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, é coordenado pelo Ministério da Defesa, em parceria com outras instituições

SANDRA COSTA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Projeto Rondon (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

Neste sábado (11), a partir das 10h30, será feito o lançamento nacional do "Projeto Rondon", no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros da Assembleia Legislativa. Trata-se de uma ação de integração social do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, que realiza a capacitação de agentes multiplicadores para atuarem em comunidades carentes, em vários locais do país.

Em Mato Grosso, o projeto tem o apoio da Assembleia Legislativa, que cedeu o espaço do teatro para esse lançamento e vai atingir 15 municípios do estado, a partir da Operação “Bororos”, entre os dias 10 e 26 de julho.

Conforme o coordenador dessa operação no estado, capitão de fragata José Antônio, a iniciativa conta com a participação de professores e universitários, que trocarão o período de férias escolares para realizar, voluntariamente, ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

“Geralmente, são escolhidos os municípios com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), onde oferecemos oficinas, cursos, palestras às pessoas que poderão multiplicar a informação recebida, ou seja, funcionários públicos, agentes de saúde, líderes comunitários. O que fazemos é plantar uma sementinha para que o conhecimento seja multiplicado”, afirma o capitão.

O gerente do Projeto Rondon pelo Ministério de Defesa, coronel Djalma Abrantes, de Brasília (DF), destacou a importância da ação, que leva o nome do mato-grossense Marechal Rondon, neste ano em que se comemora os seus 150 anos.

“Esse projeto permite que os universitários tenham uma prática das atividades que realizam, até então, apenas nos bancos escolares. São ações multiplicadoras levadas pelos rondonistas para contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas dos municípios atendidos”.

PROJETO – Cada município receberá 20 voluntários de duas diferentes instituições de ensino superior (IES). Durante as operações, os universitários realizarão ações sobre os temas de comunicação, saúde, lazer, esporte, educação, meio ambiente, trabalho, direitos humanos e justiça.

Aproximadamente 300 universitários e professores de universidades vão estar nos municípios de Acorizal, Arenápolis, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Chapada dos Guimarães, Diamantino, Jangada, Juscimeira, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Porto Estrela, Poconé, Rosário Oeste, Dom Aquino e São Pedro da Cipa.

HISTÓRIA - O projeto foi criado em 1967 e manteve ações até 1989. E, em 2005, foi retomado depois de uma reformulação. Desde então, a iniciativa já levou mais de 12 mil rondonistas a cerca de 800 municípios.

 

 


Gabinete do deputado Eduardo Botelho

Telefone: (65) 3313-6760


Associadas


Imagens