Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 15 de julho de 2016 11h12


ARTE E CIDADANIA

Sala da Mulher e Teatro Zulmira Canavarros abrem as portas para cultura e solidariedade

Eventos e parcerias com instituições serviram para arrecadação de alimentos e recursos destinados a diversas entidades filantrópicas.

HAROLDO ASSUNÇÃO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



OEMT exalta a sonoridade do clarinete nos Concertos Oficiais de maio (Foto: Protásio Moraes/OEMT)

A Sala da Mulher da Assembleia Legislativa,  por meio do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, abriu as portas da Casa nesse primeiro semestre de 2016 e trouxe a sociedade para assistir belos espetáculos artísticos e, ao mesmo tempo, contribuir com entidades filantrópicas que prestam importantes serviços sociais aos mais desassistidos. Também foram importantes as participações em campanhas e diversas parcerias com instituições públicas e privadas.

No mês de março, em parceria com a Orquestra do Estado de Mato Grosso, que, regida pelo maestro Leandro Carvalho, acompanhou o solo do trombonista Vittor Santos, em homenagem ao compositor Milton Nascimento. Só com esse espetáculo, a Sala da Mulher arrecadou duas toneladas de gêneros alimentícios, doação solidária do público que lotou o espaço cultural da ALMT. Foram beneficiadas a Sociedade Pestalozzi de Cuiabá, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Chapada dos Guimarães, Centro Pedagógico de Ensino Especial (Cenper) e Jaci Bom Despacho.

Espetáculo Peer Gynt (Foto: Karen Malagoli/ALMT)

Também em março, o palco do Teatro Zulmira Canavarros foi cedido para a Orquestra Ciranda Mundo, que, sob a regência do maestro Murilo Alves, apresentou concerto com jovens músicos formados na instituição. A entrada foi gratuita.

Em abril, por ocasião das comemorações ao aniversário de Cuiabá, foi realizado o “Festival Cultural Solidário” – no qual trabalharam voluntariamente os artistas Thyago Mourão, André D’ Lucca, Ana Rafaela, Lorena Ly, Henrique Maluf, além dos Grupos Ãnima e Alma de Gato. As instituições beneficiadas foram o Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, Casa Mãe Joana e Hospital de Câncer. Juntos, eles receberam mais de 1,1 mil litros de leite arrecadados no evento.

Orquestra Cuiabana de Choro (Foto: Karen Malagoli/ALMT)

Na celebração pelo Dia Nacional do Choro, comemorado em 23 de abril, a Sala da Mulher convidou para o Teatro Zulmira Canavarros a Orquestra Cuiabana de Choro, com o concerto “Moderna Tradição”, quando foram arrecadados quase 400 quilos de alimentos.

Em comemoração aos 368 anos do Exército Brasileiro, a Banda de Música do 44° Batalhão de Infantaria Motorizada também se apresentou no espaço cultural da Casa, com entrada franca.

Ainda em abril, o ator Sandro Lucose encenou no Teatro Zulmira Canavarros o espetáculo “PeerGynt – o imperador de si mesmo”, no qual a bilheteria solidária arrecadou quase R$ 40 mil, recursos destinados pela Sala da Mulher a sete importantes entidades filantrópicas: Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC); Associações Espíritas Eurípedes Barsanulfo, Wantuil de Freitas e Recanto Fraterno; Casa Transitória Irmã Dulce e Casa Caminho Redentor.

Entrega de duas toneladas de alimentos não perecíveis. (Foto: Angelo Varela/ALMT)

Festival Dançaí - No mês de maio, a Orquestra do Estado de Mato Grosso voltou a se apresentar no espaço cultural da Assembleia Legislativa para arrecadar alimentos em parceria com a Sala da Mulher. No concerto “Retreta e Gafieira”, quando a sinfônica acompanhou o clarinetista Cristiano Alves, uma das maiores expressões do instrumento no país, foram arrecadados quase 1,5 mil quilos de alimentos. Também em maio, o evento “Bateras Beat in Concert”, que reuniu mais de quarenta bandas no palco do Teatro Zulmira Canavarros, outros 260 quilos foram doados.

O mês de junho também foi movimentado no espaço cultural do Legislativo mato-grossense, que recebeu o “Festival de Dança de Cuiabá-Dançaí”, evento que nasceu do sonho das bailarinas Vitória Barion e Maysa Leão e reuniu artistas em várias modalidades – do balé clássico à dança de rua.

O Festival Dançaí serviu para a arrecadação de quase uma tonelada de gêneros alimentícios que, somados ao total arrecadado no “Bateras Beat” e nas apresentações das orquestras do Estado e Cuiabana de Choro, totalizaram quase três toneladas, que a Sala da Mulher destinou a seis entidades: Casa de Apoio Sol Nascente; Associação Beneditina da Providência (Casa Irmã Faustina); Organização Missão de Vida; Pastoral da Criança Arquidiocese de Cuiabá; Projeto Sopão Solidário da Igreja Metodista CPA III e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Jauru.

Ainda em junho, o Teatro Zulmira Canavarros recebeu a Companhia Paulista de Teatro, que apresentou a peça “Bullyng – no limite”; a Orquestra Ciranda Mundo acompanhada pelo Quarteto Paralelo, além da 7ª Edição do Fisk Idol, evento musical realizado pela tradicional escola de idiomas.

As mais de três toneladas arrecadadas nos três eventos foram destinadas pela Sala da Mulher em benefício da Pastoral da Criança, Casa de Recuperação Tenda de Abraão, Creche Tia Antonina e Sociedade São Vicente de Paulo.

Parcerias e Campanhas - Além da democratização do acesso à cultura e das ações solidárias promovidas nos eventos realizados no Teatro Zulmira Canavarros, a Sala da Mulher também participou de relevantes campanhas e firmou importantes parcerias.

Nas comemorações ao Dia Internacional da Mulher, foram lançadas as campanhas “Chega de Fiu Fiu” e “Caravana da Mulher”. A Sala da Mulher firmou convênio com a Fundação Nova Chance para atender reeducandas da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May e também participou da campanha para arrecadação de agasalhos promovida pela Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios (APDM).

Em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), a Sala da Mulher levou o programa Cozinha Brasil aos bairros Pascoal Ramos, Novo Colorado e Jardim Florianópolis. Realizou concurso de redação em parceria com a Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) e, aliada ao governo estadual, lançou o projeto “Mulheres em Rede”, o qual visa oferecer condições para geração de renda às mulheres com perfil empreendedor, além de apoiar a venda de camisetas para a arrecadação de fundos destinados à aquisição de equipamentos para a nova UTI Pediátrica do Hospital de Câncer.

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens