Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 16 de outubro de 2015 15h08


GARGALHADAS NA PLATEIA

Sexta, sábado e domingo tem 7º Humor do Mato no Teatro Zulmira Canavarros

Idealizado pelo inesquecível Chico Anysio, festival mato-grossense de humor já faz parte do calendário cultural do estado e apresenta comediantes de renome nacional junto com o que há de melhor no humorismo regional

HAROLDO ASSUNÇÃO / ASSESSORIA DO TEATRO ZULMIRA CANAVARROS



Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros recebe a 7ª edição do Humor do Mato (Foto: Nico e Lau Produções)

Quem gosta de dar boas risadas não pode perder a sétima edição do Festival Humor do Mato, que acontece neste final de semana (dias 16, 17 e 18) no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. Os espetáculos, nas três noites, começam às 20h. O evento é promovido pelo Instituto Leverger, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura.

Pouca gente sabe que o idealizador do festival foi o saudoso humorista Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, o inesquecível Chico Anysio (1931-2012). Trazido a Cuiabá em 2003 pelos comediantes Lioniê Vitório e Justino Astrevo – que encarnam, respectivamente, os personagens “Nico” e “Lau”, naquele ano comemoravam oito anos de sucesso -, Chico Anysio teve a ideia.

“Ele disse: vocês têm tanto humorista bom aqui, por que não fazem um festival de humor”, recorda Lioniê Vitório. E a semente prosperou. Desde então, o evento recebeu nomes como Claudia Rodrigues, Jorge Loredo, o Zé Bonitinho, Saulo Laranjeira, o deputado,  Paulo Silvino, Falcão, Geraldo Magela, que interpreta o Ceguinho, Adamastor Pitaco, Nilton Pinto, Tom Carvalho e André Luca (filho do Chico Anysio), entre outros talentos regionais.

Entretanto, até a quarta edição não estava ainda consolidado propriamente na condição de festival, explica Lioniê Vitório. “Era na verdade uma grande mostra de humor; aí o [Justino] Astrevo falou que a gente precisava identificar Mato Grosso, daí o nome Humor do Mato”.

Já na quinta edição, o evento foi além do humor cênico e ampliou o espaço para o grafismo – na ocasião, foi homenageado o quadrinista Maurício de Souza e os cinquenta anos da célebre Turma da Mônica, simultaneamente à mostra comemorativa pelos quarenta e cinco anos de quadrinhos em Mato Grosso.

Ano passado, na sexta edição, o Humor do Mato homenageou a dupla Liu Arruda e Ivan Belém – sem esquecer o “Grupo Gambiarra”, que fazia teatro de rua em Cuiabá -, verdadeiros ícones da comédia regional. “O mais legal disso é que o Ivan [Belém] que andava afastado dos palcos, voltou à cena”. Na pele da “Comadre Creonice”, Belém irá compor o time de humoristas desta sétima edição do Humor do Mato.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, na abertura do 7º Festival Humor do Mato, tem a dupla Nico e Lau, Almerinda e Os Fulanos; sábado, além de Nico e Lau, Creonice e Pitú e mais o comediante Nelson Freitas, da trupe do programa Zorra Total, e, domingo, sobem ao palco Totó Bodega, Matheus Ceará – do humorístico A Praça é Nossa – e, como não poderia deixar de ser, Nico e Lau.

SERVIÇO

O QUE: Festival Humor do Mato

ONDE: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros

QUANDO: Sexta (16), sábado (17) e domingo (18)

QUANTO: Entrada franca na sexta, condicionada à retirada prévia de ingressos a partir das 9h na bilheteria do Teatro, até o limite de lotação; sábado e domingo, R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

INGRESSOS: Casa de Festas e na bilheteria do teatro, à entrada das apresentações

INFORMAÇÕES: 3627-1244 e 9975-5513

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens