Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 28 de setembro de 2016 17h03


PALCO E PLATEIA

'Sinfonia Aberta' provoca grande interação no Teatro Zulmira

Cerca de 240 crianças e adolescentes dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães interagiram com a Orquestra Ciranda Mundo

LORENZO FALCÃO / ASSESSORIA DO TEATRO ZULMIRA



Sinfonia Aberta provoca grande interação no Teatro Zulmira Canavarros (Foto: Jorge Moura/Instituto Ciranda)
"Sinfonia Aberta". Nesta quarta-feira (28/09), por volta das 10h30, o novo produto da parceria envolvendo a Assembleia Legislativa e a Orquestra Ciranda Mundo foi apresentado. Uma plateia interessada. Interessadíssima, atenta e vidrada no palco, participou dessa experiência de interação no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.
 
Cerca de 240 crianças e adolescentes, estudantes dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães, assistiram às explicações didáticas do maestro e presidente do Instituto Ciranda, Murilo Alves, que se alternavam com a execução de parte do repertório a ser interpretado no concerto que acontece nesta mesma quarta, a partir das 20h.

Murilo abriu a Sinfonia Aberta falando do surgimento do perfil cultural brasileiro, com suas influências dos índios, negros e europeus. E logo contextualizou a participação de Heitor Villa-Lobos nessa conversa, já que o compositor icônico estava no programa. Um rasqueado encomendado, inspirador em grandes sucessos do estilo sonoro regional, e mais uma estreia mundial de composição assinada por Augusto César, musicista "cria" do Ciranda, fecharam o repertório.

A regência, no palco, ficou a cargo de Abner Roa, enquanto Murilo, mais próximo, praticamente na plateia, fazia suas explanações. Falou sobre o significado e o conceito de uma orquestra e apresentou um por um dos instrumentos. A cada instrumento mencionado, o músico instrumentista fazia um rápido solo.
Sinfonia Aberta provoca grande interação no Teatro Zulmira Canavarros (Foto: Jorge Moura/Instituto Ciranda)

E os aplausos calorosos iam se sucedendo, enquanto o conhecimento bailava na atmosfera musical do Teatro Zulmira. . Mais uma aventura benfazeja do Ciranda, uma instituição que, além da Orquestra, tem quase dois mil alunos espalhados em diversas regiões de Mato Grosso.

Como os alunos do Ciranda de João Carro e Água Fria, comunidades de Chapada dos Guimarães, que se juntaram aos estudantes de escolas de Várzea Grande e do CPA, formando uma jovem plateia que pode encontrar na música o caminho para a inserção social. Educação musical em alto nível, foi o que se constatou num pedaço mágico de manhã. Bravo!

Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens