Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 5 de dezembro de 2016 08h44


MÚSICA DE FRONTEIRA

Teatro Zulmira recebe "Violas Pantaneiras"

João Ormond, Paulo Simões e mais convidados são a atração do Teatro Zulmira Canavarros na próxima quarta-feira.

LORENZO FALCÃO / ASSESSORIA TEATRO DO CERRADO ZULMIRA CANAVARROS



Música de fronteira (Foto: Divulgação/Assessoria)
 O Pantanal,  de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é um só, doa a quem doer. Essa extensa planície inundável tem características peculiares, únicas. É estudado e apreciado, sob os pontos de vista científico e turístico. A cultura do homem pantaneiro também é diferenciada, merece a atenção.
 
Nesta quarta-feira (7), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, as sonoridades que emanam desse pedaço fronteiriço brasileiro, e que flerta com a música de países sul-americanos vizinhos, especialmente o Paraguai, vão estar em evidência.
 
É o show "Violas Pantaneiras", encabeçado pelos músicos João Ormond (MT) e Paulo Simões (MS). O show brotou de um projeto que já dura três anos e tem percorrido e conquistado diferentes regiões brasileiras. O talento dessa dupla de violeiros já é conhecido e prestigiado pelo país. Cristalizou-se.

Ormond e Simões trazem o "Violas Pantaneiras" ao Zulmira, acompanhados por um trio de músicos experientes e entrosados com a dupla. Mais do que isso, inserem no contexto musical e cênico do show, dois convidados. O músico Gabriel Sater (seria ele filho de quem?), de Mato Grosso do Sul; e o ator e comediante Justino Astrevo, o Lau, da dupla Nico e Lau, que fará um bem humorado mestre de cerimônias do show.
 
"Violas Pantaneiras" é, acima de tudo, uma homenagem à unicidade cultural mato-grossense, neste caso, preservada pelas sólidas raízes pantaneiras. Ormond, Simões e Gabriel vão mostrar ao público cuiabano toda a tradição musical pantaneira, através de releituras e de uma pluralidade de ritmos fronteiriços que abarcam a polca, chamamé, guarânia, rasqueado, modas rancheiras e por aí vai.

Como atrações principais, os sons de duas violas: a caipira e a de cocho, sendo esta segunda, um instrumento genuinamente oriundo do Pantanal, ao qual, não raro, é atribuído a denominação de "alaúde pantaneiro".
 

Clássicos da chamada música de fronteira, como Chalana e Mercedita, além de composições autorais, estarão no repertório. "Tocando em Frente", "Trem do Pantanal" e "Sonhos Guaranis" são outros sucessos que estão no set list. 

Música de fronteira (Foto: Divulgação/Assessoria)

Apesar de ser um show nacional, os ingressos têm preços acessíveis, por 40 reais a inteira e a meia a 20 reais. "Violas Pantaneiras" tem quase duas horas de duração, com início  às 20h30. Os ingressos serão vendidos na portaria do teatro, a partir de uma hora antes da apresentação. Porém, já podem ser adquiridos antecipadamente através dos sites http://techtickets.com.br/violaspantaneiras ou http://www.casadefestas.net . 

Acompanham Ormond, Simões e Gabriel, como músicos de apoio, Valtencir Tavares, instrumentista há mais de 20 anos, e que vem tocando há 13 anos com Ormond e Simões. Cássio Soares (percussionista) é formado pela Universidade Livre de Música, com larga experiência e vem acompanhando João Ormond há quatro anos. E mais Rafael Cabello, jovem e versátil acordeonista, que já faz parte da equipe de Ormond.
 
A direção do Teatro Zulmira informa que o mezanino (2º andar da plateia) não possui acessibilidade, o que dificulta a cadeirantes e outras pessoas com problemas de locomoção, a presença nesse espaço do Teatro.

Saiba mais sobre os violeiros
 
João Ormond - Compositor, cantor e violeiro mato-grossense, além de pesquisador/historiador da música pantaneira. Optou por mudar para Jundiaí/SP em 2000, visando divulgar ainda mais o seu trabalho. A sua trajetória musical resulta na produção de 08 CD´s gravados, todos independentes e autorais, ao lado de expressivos parceiros como: Paulo Simões, Tavinho Limma, Divino Arbués.
 
A cada ano vem conquistando maior projeção nacional na sua carreira, apresentando-se em diversos espaços culturais pelo Brasil: SESC´s, SESI, Festivais diversos, projetos culturais, como Natura Musical - 2012-2013, na qual foi curador e um dos participantes. Teve trilhas incluídas no Globo Rural, em série recente dedicada ao Rio Paraguai. Segue com a turnê dos seus dois shows: "Violas do Brasil" e "Tem Viola no Forró".
 
Paulo Simões - Compositor, cantor e violeiro sul-mato-grossense. Um dos importantes parceiros do violeiro Almir Sater, é considerado na atualidade um dos mais expressivos compositores da música regional. As suas belas canções já foram gravadas por Maria Bethânia, Renato Teixeira, Sandy e Júnior, Zeca Baleiro, Sérgio Reis, entre outros.
 
Participou recentemente do projeto da Natura Musical - 2012-2013, Centro Cultural do Banco do Brasil - CCBB - 2010-2011, entre outros projetos culturais, como: SESC´s, Festivais diversos, etc. Está finalizando no momento  o documentário: “Todos os Trilhos da Terra”, que retrata o desenvolvimento da moderna música do MS. Segue com a turnê do seu mais novo show, baseado no recém-lançado CD "Canções Simplesmente Canções".   

 
Gabriel Sater Artista expoente de sua geração, na produção de MPB de excelente qualidade, com energia virtuosística ao violão e com forte influência da música regional do Centro-Oeste, da fronteira Brasil-Paraguai e América Latina.
 
A música de Gabriel Sater engloba uma variedade de ritmos que vai do chamamé ao choro, do tango às guarânias, de valsas às polcas paraguaias, de baladas a temas mais modernos, com traços harmônicos sofisticados da bossa nova e do jazz, canções e temas instrumentais encantadores e impactantes, tanto autorais, quanto de compositores que marcaram a história da música brasileira com identidade rural, do sertão e do universo caipira. Ele tem parceiros renomados nas composições como Luiz Carlos Sá (da dupla Sá e Guarabyra), Alexandre Lemos (parceiro constante de Tavito e Guilherme Rondon), Paulo Simões (parceiro fiel de seu pai, Almir Sater), Paulinho Pedra Azul, entre outros. Segue com o show Indomável, nome do seu 3º CD.

Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens