Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Agora você pode assitir a programação da TV Assembleia pelo site em tempo real. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso é pioneira nessa prestação de serviço.

Seja bem-vindo à programação ao vivo da TV Assembleia Mato Grosso.


Domingo, 10 de junho de 2018

00:00
Especial TVAL: Romeu e Julieta - Uma história de amor, risos e tragédia

Encenação realizada pela companhia de teatro Cena Onze, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, espaço da Assembleia Legislativa de Mato Grosso destinado à apresentações culturais. O espetáculo é uma releitura cômico-dramática do clássico de William Shakespeare. Nessa releitura, quase todos os personagens são clowns.

01:30
Documentário: Sorrisos Urbanos

O documentário Sorrisos Urbanos mostra atividade de dois grupos da cidade de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, que criam e realizam ações que impactam de forma positiva a sociedade. A empresa Smile Flame é formada pelos irmãos Daniel e Diego Mattos, que buscam criar ações para levar felicidade às pessoas. Uma delas é o evento "Skate no Asilo", um campeonato de skate para agitar a rotina de vários idosos do Asilo Padre Cacique, da capital. Nesse campeonato, quem dá as notas são os vovôs e vovós do júri, que acabam se transformando em estrelas por um dia.

02:00
Documentário: Sementes Urbanas

O documentário aborda a prática da agricultura urbana e apresenta o seu potencial transformador na vida da cidade. Tudo começa com a ONG Casa da Videira, iniciativa liderada por três famílias que decidiram plantar e criar animais em um dos metros quadrados mais valorizados de Curitiba, capital do Paraná. O jardim experimental de apenas 300 m² produz quatro toneladas de alimento por ano e passou a ser uma referência na cidade. Esse espaço se tornou um centro produtor de comida, com o cultivo de uma incrível variedade de plantas, criação de animais como cabras, coelhos e galinhas assim como um núcleo que transforma lixo orgânico da vizinhança em recurso para o solo.

02:30
Documentário: Quebra Coco, Faz a Vida

O documentário "Quebra Coco, Faz a Vida" é uma história de realizações de mulheres pobres descendentes de escravos. Elas se organizaram e, da semi-escravidão, passaram à independência econômica. Dando voz à essas mulheres, que contam como venceram as dificuldades para dominar todo o processo produtivo do babaçu, o vídeo mostra como as quebradeiras decidiram se organizar. Por meio de uma cooperativa que criaram, conseguiram forçar o governo estadual a promover uma reforma agrária na região do médio Mearim, a 400km de São Luiz (MA).

03:00
Documentário: Justina

Documentário produzido pela TV Câmara de Campo dos Goyatacazes sobre Justina, mãe de José do Patrocíno. Segundo a escritora Geneci Maria da Penha,"Justina não só gerou José do Patrocínio, mas também lutou para gerar esse filho, criar essa criança que até então não tinha pai, pois ela não podia revelar isso para a sociedade. Ela, certamente, é uma referência da luta da mulher negra”.

03:30
Documentário: O veneno da Jararaca - Acesso ao patrimônio genético brasileiro

A biodiversidade é um tesouro desconhecido. De todas as espécies da fauna e da flora existentes nos biomas brasileiros, apenas 11% estão catalogadas. É um imenso universo a ser desvendado. “O Veneno da Jararaca – acesso ao patrimônio genético brasileiro” vem provocar uma reflexão acerca dos processos legais, sociais e científicos que permitem o acesso a essa que pode ser considerada a maior riqueza do país: o patrimônio genético.

04:20
Documentário: Diretas Já!

Documentário sobre o processo de abertura política do Brasil, iniciado na década de 70, durante a ditadura, a partir do descontentamento da população com as condições econômicas, com a censura e com os horrores da repressão militar. A aprovação da Lei da Anistia, que garantiu o retorno dos exilados, impulsionou as “Diretas Já!”, movimento que mobilizou a nação em torno da aprovação da emenda Dante de Oliveira, que visava restituir as eleições diretas para presidente da República. O documentário passa pela eleição de Tancredo Neves, que finalmente garantiu o retorno da democracia, e alcança os nossos dias, expondo como as “Diretas Já!” se refletem nas manifestações ocorridas em junho de 2013.

06:05
Justiça Viva

Coletânea de entrevistas gravadas com protagonistas que fizeram parte da trajetória do Judiciário no Brasil e seus grandes marcos, entre eles desembargadores, corregedores, juízes federais e ministros.

06:35
Papo Cidadão

Toda semana, no "Papo Cidadão", produzido pelo Superior Tribunal de Justiça, especialistas batem um papo leve e informativo sobre temas comuns no dia a dia dos cidadãos.

07:00
Cidadania em Debate

Entrevistado: Paulo Sodré (Juiz Coordenador da Propaganda Eleitoral). Tema: Propaganda Eleitoral

.

07:35
Trabalho em Revista

Programa produzido pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT – 23ª Região). O programa leva ao conhecimento do público as ações da Justiça do Trabalho.

08:00
Café Caipira

O “Café Caipira” teve sua origem no rádio e, hoje, traz para a TV os destaques da música sertaneja. O programa é produzido e apresentado pelo músico Fernando Metello, o “Cachorrão”.

09:40
DOC TVAL: Cáceres - História Viva

10:00
Câmara Aberta

Produzido pela Câmara Municipal de Cuiabá, o “Câmara Aberta” acompanha os trabalhos dos vereadores eleitos para representar o poder legislativo na capital de Mato Grosso.

11:00
Reunião de Comissão Parlamentar (Reprise)

Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (06/06/2018)

.

11:25
Entrega de Moções de Congratulações (Reprise)

Realizada no dia 07 de Junho e promovida pelo Deputado Guilherme Maluf

.

12:00
Mostrando Mato Grosso

.

12:35
Cultura No Ar

Programa: Chorinho na Cuia

13:15
Evoé - Nossos Talentos

CAPOEIRA VIP

Era com a expressão "Evoé", uma interjeição de alegria e entusiasmo, que gregos e romanos evocavam o início de cada festividade. O programa "Evoé - Novos Talentos", uma produção da produtora Monkey Filmes em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, apresenta os talentos da cultura e da arte mato-grossense.

14:00
III Simpósio sobre Dislexia (Reprise)

Reprise do segundo dia do evento, dia 23 de Maio

.

17:00
Entrevista Coletiva

Entrevistado: Dr. Márcio Monteiro (Médico). Tema: O suicídio

O “Entrevista Coletiva” e o “Pela Ordem” são programas de entrevistas com políticos e representantes da administração pública. Os programas também trazem personalidades culturais falando dos seus trabalhos e divulgando eventos, e especialistas comentando assuntos de interesse público. Dois ou mais jornalistas da TV Assembleia conduzem as entrevistas.

Acessar página do Youtube

17:40
Especial TVAL: Grupo Flor Ribeirinha

O grupo de siriri Flor Ribeirinha apresenta seu espetáculo “Mambaia”.Criado em 1993, na comunidade São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, o grupo “Flor Ribeirinha” é uma expressão cultural da cidade e do Estado de Mato Grosso, manifestada por meio da dança. A dança típica mato-grossense é realizada há mais de 200 anos e revela o multiculturalismo, herança da mistura brasileira formada por índios, negros, portugueses e espanhóis.

19:00
Mostrando Mato Grosso

.

19:35
Cultura No Ar

Programa: Chorinho na Cuia

20:15
Evoé - Nossos Talentos

CAPOEIRA VIP

Era com a expressão "Evoé", uma interjeição de alegria e entusiasmo, que gregos e romanos evocavam o início de cada festividade. O programa "Evoé - Novos Talentos", uma produção da produtora Monkey Filmes em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, apresenta os talentos da cultura e da arte mato-grossense.

21:00
Série: "Poetas do Repente"

De viola na mão, o repentista fala sobre qualquer assunto. Política, religião, futebol, ciências e da cidade em que vive, o poeta cantador sai pelas cidades transformando em rima tudo que vê: não lhe é permitido pensar demais. Seu talento aflora mesmo quando, de repente, ele dá poesia ao repente e consegue tocar fundo seus pares. A série "Poetas do repente" apresenta e aprofunda o estudo sobre o Repente, forma rica de expressão e comunicação, que teve sua origem no improviso africano e nas trovas medievais da Europa, trazidas ao Brasil por Portugal.

22:45
Documentário: Os Paraibanos e o São João

.

23:30
Cidadania em Debate

Entrevistado: Paulo Sodré (Juiz Coordenador da Propaganda Eleitoral). Tema: Propaganda Eleitoral

.