Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Instituto Memória

O Instituto Memória do Poder Legislativo foi criado, em 15 de outubro de 1987, através da Resolução no 16. Nasceu de um propósito do Deputado Teócles Maciel, acatado pela Mesa Diretora presidida pelo Deputado Roberto França que, entendendo a importância da idéia, apresentou em plenário um projeto de Resolução que foi aprovado e criou-se então na estrutura da Casa esse organismo que reúne, sistematiza, divulga e preserva, a documentação produzida, histórica e contemporaneamente, pelo Parlamento. O Instituto Memória é o guardião e detém a custódia definitiva e intransferível de todo esse acervo documental produzido pelo Legislativo mato-grossense. É um acervo composto por documentos da mais variadas naturezas e abarca a extensa e rica produção legislativa entre a baliza cronológica que vai de 1835 a contemporaneidade.

Esse organismo presta uma assessoria ao conjunto dos Parlamentares, seja na busca de documentos ou no levantamento de fontes, apoiando, também, pesquisas solicitadas pelo cidadão.

Ao Instituto Memória compete à curadoria do acervo da produção da Assembleia Legislativa, compreendendo as atividades de pesquisa, guarda do patrimônio documental, bem como gerir a política de organização documental garantindo a recuperação da informação, o acesso ao documento e a preservação de sua memória institucional.

Veja Mais

Acervo Documental

Instituto Memória

Os documentos de arquivo, mantidos e disponibilizados no Instituto Memória, registram informações da produção parlamentar gerada no exercício das atribuições constitucionais da Assembleia Legislativa e de documentos recebidos no exercício de sua competência, que vêm a compreender toda a produção levada a Plenário, em todas as sessões, os trabalhos das Comissões Permanentes e Temporárias, das Câmaras Setoriais Temáticas, das Comissões Parlamentares de Inquérito, das Audiências Públicas e complementando, as produções fotográficas, de áudio e vídeo dos Deputados no exercício de seus mandatos ou de qualquer outra atividade que o Parlamento esteja participando, bem como todos os eventos promovidos pelo Poder Legislativo.

Veja Mais

Ações Culturais

Instituto Memória

O Parlamento Estadual reconhece que a abertura de novas fronteiras foi o marco principal na grandeza cultural hoje existente em Mato Grosso. A ALMT busca a interação das diversidades culturais com a regional, contribuindo com a implementação de ações que visem o fortalecimento dos agentes formadores dessas culturas.

Veja Mais

Publi-AL

Instituto Memória

O Instituto Memória, através da Publi-AL – Publicações da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, participa de um programa editorial que é dedicado à publicação de instrumentos de pesquisa, publicações referentes ao seu acervo, materiais de caráter técnicos voltados para metodologia arquivística e preservação de documentos e a publicação da produção dos parlamentares e das comissões permanentes temáticas da Assembleia Legislativa bem como as publicações históricas ou avulsas de caráter institucional.

Veja Mais

Acesso à Informação e Solicitação de Reprodução de Documentos

Para solicitar informação e reprodução de documentos acesse nosso sistema de Acesso à Informação e Solicitação de Reprodução de Documentos.

Acessar

Atendimento

Telefones (65) 3313-6935 / 3313-6937 / 3313-6938
Fax (65) 3313 6936

instituto.memoria@al.mt.gov.br

Atendimento em dias úteis: 8h às 17h