Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Agora você pode assitir a programação da TV Assembleia pelo site em tempo real. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso é pioneira nessa prestação de serviço.

Seja bem-vindo à programação ao vivo da TV Assembleia Mato Grosso.


Domingo, 31 de dezembro de 2017

00:10
Especial TVAL: Orquestra Cuiabana de Choro

Apresentação realizada durante o Festival Musicarte em novembro de 2015, no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso. A Orquestra Cuiabana de Choro de dedica a recriar um dos gêneros de maior representatividade brasileira, o choro

01:20
Documentário: Mar pequeno

01:50
Documentário: Sônia Maria - Sonho 100 Dimensão

Curta documentário produzido para o programa “Brasileiros”, da TV Câmara, e vencedor do prêmio Vladimir Herzog 2005. O curta fala sobre a 100 Dimensão Cooperativa, idealizada por uma moradora de Brasília, Sônia Maria. O projeto reúne os moradores da comunidade de Riacho Fundo, do Distrito Federal, em torno da coleta seletiva do lixo. Além de garantir uma fonte de renda aos cooperados e promover a diminuição da poluição por meio da reciclagem, a iniciativa também procura inserir os moradores em atividades de ensino e cultura.

02:20
Documentário: Memorável Trem de Ferro

Documentário sobre a Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande, desde sua construção até o seu atual uso, para fins de turismo. A Ferrovia foi de grande importância para o desenvolvimento da região Sul, bem como de todo o País. Documentário de Ernoy Mattiello.

03:15
Documentário: Sorrisos Urbanos

O documentário Sorrisos Urbanos mostra atividade de dois grupos da cidade de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, que criam e realizam ações que impactam de forma positiva a sociedade. A empresa Smile Flame é formada pelos irmãos Daniel e Diego Mattos, que buscam criar ações para levar felicidade às pessoas. Uma delas é o evento "Skate no Asilo", um campeonato de skate para agitar a rotina de vários idosos do Asilo Padre Cacique, da capital. Nesse campeonato, quem dá as notas são os vovôs e vovós do júri, que acabam se transformando em estrelas por um dia.

03:40
Documentário: Sementes Urbanas

O documentário aborda a prática da agricultura urbana e apresenta o seu potencial transformador na vida da cidade. Tudo começa com a ONG Casa da Videira, iniciativa liderada por três famílias que decidiram plantar e criar animais em um dos metros quadrados mais valorizados de Curitiba, capital do Paraná. O jardim experimental de apenas 300 m² produz quatro toneladas de alimento por ano e passou a ser uma referência na cidade. Esse espaço se tornou um centro produtor de comida, com o cultivo de uma incrível variedade de plantas, criação de animais como cabras, coelhos e galinhas assim como um núcleo que transforma lixo orgânico da vizinhança em recurso para o solo.

04:15
Documentário: Celibato no campo

O documentário aborda o êxodo das moças do interior, em busca de mais liberdade ou para fugir do trabalho pesado do campo. Elas vão para a cidade enquanto os rapazes permanecem com os pais. O resultado disso é o celibato no campo, pois os rapazes tem dificuldade em encontrar moças para namorar e casar. Assim a população que sobra no campo é basicamente de homens e idosos. Direção: Cassemiro Vitorino, Ilka Goldschmidt.

05:10
Documentário: Quebra Coco, Faz a Vida

O documentário "Quebra Coco, Faz a Vida" é uma história de realizações de mulheres pobres descendentes de escravos. Elas se organizaram e, da semi-escravidão, passaram à independência econômica. Dando voz à essas mulheres, que contam como venceram as dificuldades para dominar todo o processo produtivo do babaçu, o vídeo mostra como as quebradeiras decidiram se organizar. Por meio de uma cooperativa que criaram, conseguiram forçar o governo estadual a promover uma reforma agrária na região do médio Mearim, a 400km de São Luiz (MA).

05:40
Documentário: Dia de Visita

Documentário dirigido por André Luis da Cunha sobre uma mãe que visita seu filho preso no presídio da Papuda, no Distrito Federal. Ela, uma mulher pobre e viúva, ainda cuida de dois netos e dá assistência aos filhos encarcerados de outras mães, que não moram em Brasília e, portanto, não podem estar perto de seus filhos.

06:05
Hinos

Todas as manhãs, às 6h, a TV Assembleia abre sua programação com os Hinos do Brasil e do Estado de Mato Grosso

06:10
#Confirma

Programa produzido pelo Tribunal Superior Eleitoral. Com a linguagem das redes sociais, memes e emojis, o #Confirma fala com o público de forma interativa sobre vários temas ligados à Justiça Eleitoral!

06:35
Brasil Eleitor

.

07:05
Papo Cidadão

Toda semana, no "Papo Cidadão", produzido pelo Superior Tribunal de Justiça, especialistas batem um papo leve e informativo sobre temas comuns no dia a dia dos cidadãos.

07:35
Justiça Viva

Coletânea de entrevistas gravadas com protagonistas que fizeram parte da trajetória do Judiciário no Brasil e seus grandes marcos, entre eles desembargadores, corregedores, juízes federais e ministros.

08:05
Café Caipira

O “Café Caipira” teve sua origem no rádio e, hoje, traz para a TV os destaques da música sertaneja. O programa é produzido e apresentado pelo músico Fernando Metello, o “Cachorrão”.

10:05
Trabalho em Revista

Programa produzido pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT – 23ª Região). O programa leva ao conhecimento do público as ações da Justiça do Trabalho.

10:35
Câmara Aberta

Produzido pela Câmara Municipal de Cuiabá, o “Câmara Aberta” acompanha os trabalhos dos vereadores eleitos para representar o poder legislativo na capital de Mato Grosso.

11:20
DOC TVAL: Barra do Garças - Novo Modelo de Turismo

.

12:00
Mostrando Mato Grosso

.

12:35
Cultura No Ar

Programa: Os Catireiros do Araguaia e a Viola Caipira

13:25
Evoé - Nossos Talentos

NÚCLEO DE CHORO DA POLÍCIA MILITAR DE MATO GROSSO

Era com a expressão "Evoé", uma interjeição de alegria e entusiasmo, que gregos e romanos evocavam o início de cada festividade. O programa "Evoé - Novos Talentos", uma produção da produtora Monkey Filmes em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, apresenta os talentos da cultura e da arte mato-grossense.

14:10
Documentário: Só Dez Por Cento é Mentira

Só Dez Por Cento é Mentira é um original cinematográfico na biografia inventada e nos versos fantásticos do poeta sul-mato-grossense Manoel de Barros. Alternando sequências de entrevistas inéditas do escritor, versos de sua obra e depoimentos de “leitores contagiados” por sua literatura o filme constrói um painel revelador da linguagem do poeta, considerado o mais inovador em língua portuguesa.

15:50
Especial TVAL: Manoel, Leite e Barro Pantaneiro

Espetáculo cênico musical “Manoel: Leite e Barro Pantaneiro”, criação e direção artística de Luiz Carlos Ribeiro, apresentado no Teatro Zulmira Canavarros, anexo à Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O espetáculo, além de atores locais, conta com a participação especial de cantores, músicos, instrumentistas nessa grande homenagem à memória do poeta cuiabano Manoel de Barros, falecido no ano de 2014.

17:05
DOC TVAL: Vila Bela da Santíssima Trindade - História de um Povo Guerreiro

17:35
DOC TVAL: Cáceres - História Viva

17:55
DOC TVAL: Guiratinga - Riqueza Escondida

Documentário produzido pela equipe da TV Assembleia Legislativa de Mato Grosso sobre a cidade de Guiratinga, localizada no sul do Estado.

18:20
Documentário: Os Caretas de Guiratinga

Documentário realizado pela equipe da TV Assembleia que mostra como a imagem de uma cidade do interior de Mato Groso foi transformada a partir de uma ideia. Tudo isso é sobre a maior festa popular do país, falta de recursos e muita criatividade.

18:50
Documentário: Cururu e Siriri - Tradição no Coração

O documentário parte de entrevistas com integrantes de um grupo de dança que resiste e persiste na valorização da tradição – o “Coração Tradição Franciscano”, que sobrevive de apresentações, do apoio de alguns poucos parceiros e, principalmente, da paixão e da vontade de seus músicos e dançarinos.

19:00
Mostrando Mato Grosso

.

19:35
Cultura No Ar

Programa: Os Catireiros do Araguaia e a Viola Caipira

20:30
Evoé - Nossos Talentos

NÚCLEO DE CHORO DA POLÍCIA MILITAR DE MATO GROSSO

Era com a expressão "Evoé", uma interjeição de alegria e entusiasmo, que gregos e romanos evocavam o início de cada festividade. O programa "Evoé - Novos Talentos", uma produção da produtora Monkey Filmes em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, apresenta os talentos da cultura e da arte mato-grossense.

21:15
DOC TVAL: Casaldáliga Poeta

Nascido na Espanha, o padre Pedro Casaldáliga mudou-se para a região da Amazônia em 1968. Desde então, seu nome está associado a ações em defesa de comunidades envoltas em disputas de terras. Mas Casaldáliga também têm uma destacada obra na poesia brasileira. Esse documentário, realizado numa parceria da TV Assembleia Legislativa com a Universidade de Mato Grosso (UNEMAT), se concentra no trabalho como poeta do sacerdote. No vídeo, ele mesmo fala sobre seus versos numa entrevista concedida na cidade de São Félix do Araguaia.

21:40
Espetáculo: Fica, Pedro! - A Luta de Dom Pedro Casaldáliga

Um dos grandes nomes da história mato-grossense, Dom Pedro Casaldáliga é tema do espetáculo "Fica, Pedro!", encenado pela Companhia Cena Onze de Teatro. Fundador da Comissão Pastoral da Terra e do Conselho Indigenista Brasileiro, Dom Pedro é conhecido no Brasil e no mundo pelo seu trabalho em defesa da vida, da natureza e dos direitos dos menos favorecidos.

22:45
Especial TVAL: Grupo Flor Ribeirinha

O grupo de siriri Flor Ribeirinha apresenta seu espetáculo “Mambaia”.Criado em 1993, na comunidade São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, o grupo “Flor Ribeirinha” é uma expressão cultural da cidade e do Estado de Mato Grosso, manifestada por meio da dança. A dança típica mato-grossense é realizada há mais de 200 anos e revela o multiculturalismo, herança da mistura brasileira formada por índios, negros, portugueses e espanhóis.