Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 22 de abril de 2024 14h53


REQUERIMENTO

Deputado Barranco solicita informações sobre o aumento no preço dos combustíveis em Cuiabá

Requerimento foi destinado a Agência Nacional de Petróleo (ANP)

PEDRO LUIS VELASCO DE BARROS / Gabinete do deputado Valdir Barranco



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou um requerimento, durante sessão realizada na última quarta-feira (17), ao diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), pedindo informações e providências o aumento nos preços dos combustíveis em Cuiabá.

De acordo com o requerimento nº 156/2024, a agência, que é a responsável por deter as informações originais desde o primeiro momento da abertura dos postos de combustível da cidade, terá que explicar o motivo do aumento dos preços do produto, especialmente no último feriado, dia 8 de abril, onde foi comemorado o aniversário de Cuiabá.

“É um absurdo, pois não há justificativa nenhuma para esse aumento nos valores dos combustíveis. Nós temos recebido muitas denúncias e temos acompanhado aumento de combustíveis nos postos de Cuiabá e em outros municípios e por isso estamos denunciando para que os organismos competentes tomem todas as providências e punam essas empresas que estão praticando o preço abusivo no mercado”, disse Barranco.

O documento apresentado pelo deputado pede que a ANP envie um relatório detalhado dos preços praticados na venda à vista ao consumidor do litro da gasolina comum, do etanol, do diesel e do diesel S10 dos últimos 15 dias, a contar da data do documento; e esclarecimentos sobre os fatores que motivaram o aumento significativo percebido nos preços dos combustíveis recentemente em Cuiabá.

A formação do preço dos combustíveis é composta pelo preço cobrado pela Petrobras nas refinarias (a maior margem), mais tributos federais (PIS/Pasep, Cofins e Cide) e estadual (ICMS), além do custo de distribuição e revenda. Há ainda o custo do etanol anidro na gasolina, e o diesel tem a incidência do biodiesel.


Gabinete do deputado Valdir Barranco

Telefone: (65) 3313-6821