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Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 30 de abril de 2024 10h06


INDICAÇÃO

Deputado sugere política de prevenção ao abandono e à evasão escolar em MT

Proposta busca criar medidas de identificação de alunos em risco e adotar estratégias de apoio e acompanhamento desses estudantes

PEDRO LUIS VELASCO DE BARROS / Gabinete do deputado Valdir Barranco



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A preocupação com crianças e adolescente fora das escolas é o foco da Indicação nº 1344/2024, apresentada pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), a todos os 142 municípios de Mato Grosso, que sugere a implementação de uma política municipal de prevenção ao abandono e à evasão escolar.

Os motivos que afastam os estudantes da rotina escolar, segundo o parlamentar, são os mais diversos, o que demanda uma estratégia integrada para reduzir, ou zerar, o número de alunos que deixam de ir às aulas. "Existem estudos que as classificam em fatores externos à escola, como os problemas das drogas, gravidez precoce, criminalidade, trabalho infantil, entre outros, e também fatores internos à escola, relacionados à dinâmica escolar e sua relação com o aluno como indivíduo, em que sua trajetória poderia ser definida como sucesso ou fracasso, sendo o segundo caminho um grande incentivador ao abandono", justificou o deputado.

Segundo Barranco, é preciso haver também a construção de currículos complementares voltados à integração educacional tecnológica e às necessidades pedagógicas dos tempos atuais. “Acreditamos ser relevante promover disciplinas e atividades pedagógicas de projeto de vida, em que se discutam as aspirações dos alunos para o futuro. Além disso, há necessidade de estruturar um currículo complementar centrado no estudante, com aulas interativas e que exijam contato permanente entre corpo docente e discente. Sugerimos um currículo complementar com oportunidade de escolha de disciplinas eletivas”, fala.

O deputado disse que a responsabilidade de combater e garantir o acesso a escolas é do poder público, além dos pais e responsáveis pelos estudantes. “É dever do poder público criar medidas específicas para identificar alunos em risco e implementar estratégias de apoio e acompanhamento. A aproximação da família do aluno do ambiente escolar é essencial para fortalecer os laços entre escola, comunidade e família”, apontou.

Aproximar a família do aluno de suas atividades escolares, de seus planos futuros e de seu ambiente estudantil é fundamental para a diminuição da evasão escolar. “Temos de lembrar e ressaltar sempre que a escola é um ambiente de desenvolvimento social, cultural, ético e crítico, complementar à formação e ao bem-estar dos estudantes”, disse Barranco.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), o abandono escolar é a situação do aluno que deixa de frequentar as aulas durante o ano letivo, mas retorna no ano seguinte; evasão escolar é quando o aluno que abandona a escola ou é reprovado, no ano seguinte, não renova a matrícula para dar continuidade aos estudos.


Gabinete do deputado Valdir Barranco

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