Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 2 de maio de 2024 07h16


SEM SERVIÇO

Dr. Eugênio cobra ministro dos Transportes sobre asfalto na BR-158

Deputado do Araguaia afirma que fez interlocução ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para interceder e cobrar Renan Filho

JONAS DA SILVA / Gabinete do deputado Dr. Eugênio



Foto: Diogo Palomares / Assessoria de Gabinete

Deputado Dr Eugênio de Paiva (PSB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão de terça-feira (30/4) para cobrar o ministro dos Transportes, Renan Filho, sobre a obra de 130 Km da BR-158 no Norte Araguaia.

O deputado disse que conversou com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para interceder e cobrar sobre as obras.  Dois trechos de ordem de serviço lançados em setembro do ano passado pelo ministro, em Porto Alegre do Norte, têm previsão de recurso de cerca de R$ 428 milhões.

“São 130 Km que separam o desenvolvimento do Norte Araguaia. Nove meses da assinatura da ordem de serviço para a pavimentação e até agora não moveram uma palha para que pudesse dar início a essas obras”, cobrou o Dr. Eugênio.

“É uma vergonha! Liguei para o ministro Fávaro, que não é da pasta dele, ele é ministro da Agricultura. Mas sabemos a importância e o relacionamento que ele tem. Ele estava na ordem de serviço. Pedi para que ele cobre o ministro dos Transportes, Renan Filho, para que dê início essas obras”, reforçou o deputado, indignado.  

Ordem de serviço - O ministro Renan Filho lançou a ordem de serviço da obra no final de setembro do ano passado, em Porto Alegre do Norte, no trecho entre o município e o entroncamento da BR-242, em Alto Boa Vista. E de Alto Boa Vista até Bom Jesus do Araguaia.  

“A região Norte Araguaia não suporta mais viver longe, afastada do desenvolvimento por causa dessa BR-158”, argumenta Dr. Eugênio.  

Ele ainda lembrou que o então governador Júlio Campos, atualmente colega de parlamento, participou ativamente da pavimentação da BR-158, de Barra do Garças, até Ribeirão Cascalheira.

A obra da BR-158 em questão que o Dr. Eugênio cobra contorna a Terra Indígena Marãiwatsédé do povo Xavante. O contorno por fora do território indígena foi um dos critérios adotados para a retomada da obra.  

A área abrange os municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia e São Félix do Araguaia. É um território demarcado e homologado pelo Governo Federal em 1998, registrado em nome da União.

PAC - A rodovia federal BR-158 está inserida nos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, e contempla justamente a obra cobrada pelo Dr. Eugênio e que contorna a Terra Indígena Marãiwatsédé.  

O PAC foi anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em agosto de 2023, no Rio de Janeiro. O total de investimentos do PAC em Mato Grosso é de R$ 60,6 bilhões, segundo o Ministério da Casa Civil.  

O investimento inclui a Ferrogrão (entre Mato Grosso e Pará), a BR-242, entre Gaúcha do Norte e Santiago do Norte, e as rodovias federais BRs 070 e 080, que cortam o território do Araguaia.

 

 


Gabinete do deputado Dr. Eugênio