Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 11 de abril de 2023 06h30


Escola do Legislativo abre inscrições para os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Podem se inscrever servidores e profissionais das empresas terceirizadas da ALMT, interessados no ensino fundamental e médio. As inscrições prosseguem até amanhã

MAÍRA NIENOW / Secretaria de Comunicação Social



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Servidores que não tiveram acesso ou não concluíram a Educação Básica, agora têm a oportunidade de retomar os estudos por meio do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio da Escola do Legislativo (ELMT), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado.

O curso é voltado para servidores e profissionais das empresas terceirizadas do Parlamento Estadual, com duração de um ano e meio. Serão abertas turmas para o ensino fundamental e médio. As inscrições poderão ser feitas hoje e amanhã (dias 11 e 12), das 08 às 16 horas, na recepção da secretaria da Escola. As aulas serão iniciadas no dia 19 de abril.

A necessidade de realização do curso, segundo a gerente pedagógica da escola, Bianca Dias de Carvalho, foi identificada por meio de uma pesquisa realizada pela ELMT, ainda em 2019. “Alguns funcionários solicitaram esse curso para dar continuidade à capacitação, tanto por meio do questionário como presencialmente vindo até a escola”, explica. “Diante da demanda procuramos a Seduc para viabilizar uma cooperação, o que foi prontamente atendido”, complementa a gerente.

Bianca explica que a EEDIEB Professor Antônio Cesário De Figueiredo Neto foi a escolhida para a parceira no projeto e será a responsável pelo corpo técnico de educadores. “A ELMT disponibiliza a sala onde serão ministradas as aulas dos professores da Cesaro Neto”, detalha.

Segundo Fábia Melo, diretora da Escola Cesário Neto e embaixadora do EJA em Mato Grosso, o acesso à formação básica vai muito além da capacitação e representa cidadania. “O projeto é uma abertura para que os profissionais que atuam na assembleia possam retomar os estudos e concluir a sua escolaridade”, defende. “A formação favorece o ingresso no mercado de trabalho em oportunidades melhores, a continuidade do aperfeiçoamento com realização curso de curso de capacitação e até mesmo o ingresso no ensino superior”, conclui a diretora.

Ela explica que a primeira demanda é para os servidores. “Mas atendendo essa demanda, vamos abrir vagas para o público externo”, adianta.

 

Sobre os cursos:  O curso terá duração de um ano e meio. As aulas serão iniciadas no próximo dia 19 e acontecerão todas as segundas, terças e quartas-feiras, das 18 às 20h30m, na Escola do Legislativo na sede do Parlamento. Além de plantões e trilhas de aprofundamento, às quintas e sextas-feiras, conforme agendamento. Os alunos ainda terão direito ao material e aos uniforme que serão entregues no primeiro dia de aula, além da liberação do cartão de vale transporte nos horários e dias de aula.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com