Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 19 de abril de 2023 12h08


Escola do Legislativo comunica mudança no início do curso de Constelação Familiar

A formação em Constelação Familiar visa capacitar multiplicadores

MAÍRA NIENOW / Secretaria de Comunicação Social



Foto: Marcos Lopes / Secretaria de Comunicação Social

Devido à alta procura e necessidade de reorganizar a grade, a Escola do Legislativo adia o início das aulas do curso “Olhar Sistêmico”.  A aula inaugural que estava marcada para amanhã (20), foi adiada para 4 de maio. 

“As inscrições já se encerraram, mas tivemos que abrir uma nova turma e hoje o curso tem 105 inscritos”, explica a gerente pedagógica da escola, Bianca Dias de Carvalho. “É bem mais do que estávamos esperando, mas conseguimos organizar para atender a demanda”, concluiu a gerente.

Ela explica que as turmas foram divididas entre o período matutino e noturno, sendo a primeira voltada para servidores ativos e a segunda visa atender o público externo. “A turma da manhã é exclusiva para os servidores, já que é o horário que eles estão aqui e conseguem se disponibilizar com mais facilidade. A da noite é aberta aos inscritos de fora”, avalia. 

O curso “Olhar Sistêmico” – é uma formação em Constelação Familiar que visa capacitar multiplicadores para um projeto voltado para as escolas e que está sendo desenvolvido pela ELMT, explica a responsável pelo curso, Sirlei Theis. “O objetivo principal é formar multiplicadores para um projeto voltado para levar o olhar sistêmico para as escolas com a finalidade de combater preventivamente a violência”, explica a facilitadora.  

A capacitação está dividida em dois módulos: o primeiro é de aulas teóricas e o segundo será de instruções práticas. As aulas acontecem quinzenalmente e tem duração de duas horas e meia. Serão doze encontros, sempre às quintas-feiras, das 8h às 10h e 30min e das 18h às 20h e 30min. 

As aulas práticas serão ministradas mediante workshops de constelação familiar, com início previsto para a segunda quinzena de setembro e finalização em dezembro de 2023.

Sobre a facilitadora: Sirlei Theis é servidora da Secretaria de Segurança Pública do Estado, cedida para Escola do Legislativo, onde tem desenvolvido projetos de capacitação. Formada em direito, ela também é consteladora, treinadora comportamental e coaching de relacionamento. 

Constelação  Sistêmica –também conhecida como Constelações Familiar e Constelações Familiares Sistêmicas, ela foi criada pelo teólogo, filósofo e pesquisador alemão Bert Hellinger (1925-2019) e leva em consideração conceitos energéticos e fenomenológicos. Considerada uma modalidade de terapia alternativa, a técnica busca identificar a causa de problemas e conflitos pessoais e interpessoais a partir de dinâmicas de grupo em que os participantes interpretam e representam o histórico familiar e ancestralidade do paciente. 

A Constelação não é reconhecida pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia) nem pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) porque faltam dados e estudos científicos que possam comprovar sua eficácia como terapia. A técnica não substitui nenhum tratamento psicoterapia convencional, muito menos dispensa o uso de medicamentos e tratamento psiquiátrico para certas doenças.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com