Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 5 de julho de 2022 06h30


Escola do Legislativo abre as portas e amplia qualificação para a sociedade

LAIS COSTA MARQUES / Secretaria de Comunicação Social



Foto: EDELSON SANTANA

 

Criada em 1.999, por meio da Lei 7.127, a Escola do Legislativo de Mato Grosso (ELMT) chega aos 23 anos com um novo propósito, o de ampliar e estender a capacitação profissional para a comunidade externa. Por meio de convênios e parcerias, a ELMT agora qualifica pessoas que não estão diretamente ligadas ao Poder Público e com isso passou de um média de 300 para mais de três mil alunos por ano. Desde 2019, mais de 10 mil estudantes fizeram cursos da Escola do Legislativo. Ao todo, cerca de 50 pessoas já foram certificadas pela ELMT.

 

O novo posicionamento da Escola surge para atender uma demanda da sociedade, que busca por cursos de capacitação de qualidade e acessíveis. Ainda em 2009, 10 anos após a sua criação, a Lei 9.175 autorizou a Escola

do Legislativo a firmar convênios e parcerias com outras instituições de ensino para ampliar a área de atuação.

 

O coordenador da Escola do Legislativo, Eduardo Manciolli, explica que nos últimos anos foi entendido que era possível e até mesmo necessário abrir o conhecimento produzido na ELMT para a sociedade. “Atualmente, não são apenas os servidores e seus dependentes que têm acesso aos cursos ofertados pela Escola, mas todos os interessados. Com isso passamos a atingir mais pessoas e democratizar o ensino”.

 

Em meio ao processo de abertura da Escola, houve a pandemia e os servidores da Escola tiveram que desenvolver uma nova estrutura para não parar. “Fomos desafiados a criar uma forma de transferir o conhecimento. Foi aí que desenvolvemos a plataforma on line de cursos. Hoje atuamos em formato híbrido e estamos retomando aulas presenciais”.

 

A advogada Deise Arruda de Oliveira, que atualmente trabalha em um gabinete na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), está em seu terceiro curso na ELMT. Ela faz MBA em Formação Política de forma presencial, uma vez por mês e curso de pós-graduação em Direito Constitucional, Administrativo e Gestão Pública de forma remota. Além disso, já fez um curso de extensão em Direito Eleitoral.

 

“Além de contribuir com a minha qualificação profissional, vejo claramente o meu crescimento e amadurecimento com o conhecimento acrescido pela qualidade dos professores que são disponibilizados. Eles nos levam conteúdo atualizado, estamos vivendo a pós-pandemia, um momento tão marcante politicamente quando se faz necessário discutir a situação atual”.

 

Neste processo de universalização do conhecimento, a ELMT aumentou a capacitação de pessoas no interior do estado. O curso para Técnicos em Agente Comunitários de Saúde (TACS), por exemplo, já qualificou 1.412 alunos e outros 1.800 estão com aulas em andamento.

 

Alice Quintanilha dos Anjos, de Tangará da Serra, fez o curso em 11 meses e disse que o conhecimento adquirido foi muito importante para sua atuação. “Gostei muito do curso, os professores têm uma didática excelente e conseguiram passar todo o conteúdo de forma simples e eficiente", afirma Alice.

 

Cursos – Alguns cursos já estão em andamento na ELMT e outros devem ser iniciados em breve, como um curso preparatório para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a retomada dos cursos presenciais de línguas Portuguesa, Espanhola e Inglesa e redação oficial, acordo ortográfico.

 

Sobre as pós-graduações, estão em andamento o curso de Direito Eleitoral, pós-graduação lato sensu em Direito Administrativo Constitucional e Gestão Pública Estadual e pós-graduação lato sensu em Direito Gestão de Agronegócio. Estes ocorrem um final de semana por mês.

 

Abaixo você confere, em fotos,  diversos momentos vivenciados na Escola do Legislativo, ao longo dos seus 23 anos de história. 

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3313-6930.

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com