Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 15 de dezembro de 2021 14h07


HOMENAGEM

Avallone entrega título de cidadania a Vilson Pires, ex-prefeito de Paranatinga

Produtor rural e prefeito por três mandatos, homenageado se destacou por obras e ações que prepararam o município para o progresso experimentado hoje.

EDUARDO RICCI / Gabinete do deputado Carlos Avallone



Foto: JOÃO RIBEIRO / Gabinete do deputado Carlos Avallone

O deputado Carlos Avallone (PSDB) esteve em Paranatinga (375 km de Cuiabá) para entregar o Título de Cidadão Mato-grossense ao ex-prefeito Vilson Pires, aprovado por unanimidade pelos 24 deputados por sua elevada contribuição ao desenvolvimento do estado. O deputado lembrou que nas últimas décadas, Mato Grosso tem recebido um intenso fluxo migratório, procedente das mais variadas regiões do país. Um destes migrantes, hoje reconhecido pelo Parlamento estadual como mato-grossense por mérito, é o cidadão Vilson Pires, nascido em 21 de julho de 1947 no então Distrito de Inhacorá, hoje município do Rio Grande do Sul. 

Casado com Lindineide Belém de Freitas há 28 anos, pai de oito filhos, Vilson Pires chegou a Mato Groso há 47 anos, em 1974. Na época, Paranatinga era distrito de Chapada dos Guimarães e ainda atraía muitos garimpeiros em busca de diamante. Com grande visão empreendedora e aproveitando sua origem rural, pois era filho de agricultores, o jovem Vilson pressentiu que Paranatinga era o lugar ideal para realizar seus sonhos através do trabalho. 

Cinco anos depois, em 1979, a cidade foi elevada à condição de município e o jovem agricultor já plantava arroz, cultura a que se dedicou por 35 anos, quando decidiu investir na pecuária, ramo a que se dedica até hoje. Ainda como produtor rural, coordenou um grupo de produtores para construir o Parque de Exposições de Paranatinga em 1994.

A disposição para a vida política começou na juventude, quando foi presidente do Grêmio estudantil. Depois decidiu que poderia fazer mais pelo município e foi eleito prefeito de Paranatinga por três mandatos, período em que melhorou a infra-estrutura urbana e a amplitude dos serviços públicos, realizando obras estratégicas no plano social e econômico, como a que gerou a instalação de um grande frigorífico, que gera empregos e crescimento à cidade e região. 

Como prefeito, atraiu investimentos industriais para a cidade estruturando o município para o crescimento que viria em função da pecuária e da agricultura, concretizando uma série de obras na área de infraestrutura, saúde, educação, esporte e lazer, realizadas com recursos próprios e de convênios com os governos estadual e federal. 

Ao justificar a honraria, o deputado destacou que o reconhecimento é merecido. “A história de Paranatinga se confunde com a de Vilson Pires, um visionário que fez três gestões muito produtivas, acelerando o crescimento e fortalecendo economicamente o município para que se tornasse o grande produtor de grãos e de gado que é hoje”, disse Avalone”.

Emocionado, o ex-prefeito agradeceu a iniciativa do deputado e o apoio unânime dos parlamentares estaduais. “Embora seja gaúcho de nascimento, com muito orgulho, meu coração é de Paranatinga, é mato-grossense”, disse o homenageado. “Esta é uma terra promissora, campeã de produção, construída pelos mato-grossenses e também por migrantes de todo o país. É motivo de muito orgulho receber um título de um estado da envergadura de Mato Grosso, que acolhe de braços abertos todos que optaram por construir suas vidas aqui”, disse Vilson Pires. 

A esposa Lindineide destacou a preocupação do ex-prefeito com as obras de cunho social, na saúde e na educação especialmente. “Nós pensamos no jovem, no idoso, nas mulheres e nas crianças. Vilson construiu o primeiro pronto atendimento 24 horas, o primeiro hospital, centros comunitários e creches para atender dignamente a parcela mais necessitada da população”, lembrou.

O ex-vice-governador de Mato Grosso do Sul, ex-prefeito de Coxim e ex-suplente de senador Moacir Kohl, hoje produtor rural em Paranatinga, disse que a homenagem é justa por tudo que Vilson Pires fez pelo município, preparando a cidade para o futuro promissor hoje consolidado. 

O vereador tucano Carlos Souza Almeida (Nego do Rodeio), destacou a importância de Vilson Pires para o desenvolvimento de Paranatinga, amigo e ‘padrinho’ político que também o estimulou a ingressar na vereança. “Ele sempre foi determinado e comprometido com o crescimento da cidade e boa parte das melhorias que existem hoje em Paranatinga tem a marca do trabalho de Vilson”, finalizou. 


Gabinete do deputado Carlos Avallone